segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PROJETO NAS CORES DO MUNDO.

Projeto “Nas cores do Mundo”.

O projeto " Nas cores do Mundo", pretende proporcionar ao educando uma viagem imaginária sobre diferentes regiões do planeta , a partir da pesquisa e investigação, criando ao final uma exposição na forma de estande, expondo de diferentes formas informações sobre a região geográfica escolhida ( pastas, murais, maquetes, roupas típicas, culinária, artesanato, entre outros). Da mesma forma o conteúdo previsto pelo nosso calendário e observado em cada turma.

 O projeto “Nas cores do Mundo”,  envolve todos os alunos, professores e coordenadora da escola. Assim sendo, torna-se uma forma alternativa de ensino, a qual o aluno não se posiciona apenas como um mero observador e ouvinte, mas sim como aquele que irá executar e criar novas possibilidades de aprender sobre algo. A melhor maneira de se aprender é praticando, ainda que algo saia errado. Ler bons livros, revistas, assistir sempre as aulas  com atenção, participar de eventos que nos fornecem um vasto conhecimento, mas só conseguimos aprender verdadeiramente quando colocamos em prática os conhecimentos adquiridos ao nosso dia a dia.

1- Justificativa: 

Aproveitando o momento  de abrangência internacional, bem como o interesse dos alunos em relação ao nosso mundo, costumes, linguagem, pontos turísticos, desenvolveremos um projeto multidisciplinar de caráter esportivo, cultural e econômico dos países.
2- Objetivo geral:

Despertar no aluno o interesse de conhecer o esporte, a cultura e a economia das nações envolvidas, para desenvolver o senso crítico em uma visão global da sociedade contemporânea. 
 

3- Objetivo específico:

1) Perceber as variações linguísticas e aspectos culturais da linguagem (português, inglês espanhol)

2) Localizar nos continentes todos os países;

(geografia)

3) Identificar as moedas vigentes em cada país e comparar com o real (matemática)

4) Perceber a diversidade cultural e religiosa e a necessidade da valorização da identidade de credo de cada povo numa visão ecumênica de respeito às diferenças (História);

5) Identificar os principais recursos econômicos dos países envolvidos e apontar estratégias políticas para alcançar um desenvolvimento sustentável (matemática e geografia );

6) Conhecer e discutir as formas de governo dos países envolvidos (história f);

7) Identificar os problemas sócio-ambientais que assolam esses países (ciências e geografia); - Desenvolver possíveis soluções para as questões ambientais estudadas;

8) Observar e analisar as vestimentas e culinária de cada país, relacionando-as com a cultura local e comparando-as com a realidade brasileira ;

9)  Danças e costumes e a questão sócio-cultural dos países.
 
       10) Promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa dos alunos;

       11) Ampliar o conhecimento, despertar vocações, desenvolver organização e trabalho em equipe;

      12) Incentivar o próprio aluno a desenvolver um olhar mais crítico e científico sobre as coisas que o cercam de forma a contextualizar o conteúdo aprendido em sala de aula com cotidiano dos alunos, pais e funcionários da escola;

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