Benefícios para o aluno:
Promover a auto-estima.
Levar a criança a experimentar o sucesso.
Valorizar o erro como etapa necessária para o desenvolvimento humano.
Permitir que a criança construa seu próprio projeto refletindo suas vivências.
Apoiar o desenvolvimento cognitivo.
Promover o pensar sobre o próprio pensar.
Ampliar a capacidade de aprendizagem respeitando o ritmo da criança.
Desenvolver a criatividade.
Desenvolver a autonomia.
Desenvolver o trabalho cooperativo.
Usar o computador para objetivos determinados.
Facilitar a integração interdisciplinar.
Desenvolver a linguagem.
Qual a relação entre Educação e Informática?
- Porém, não é simplesmente instalando máquinas que a "escola: especial ou não" estará contribuindo para a educação de seus cidadãos. É preciso estabelecer algumas condições necessárias para que o computador se torne este instrumento valioso na formação do aluno:
1) O computador deverá ser utilizado como um instrumento auxiliar para o desenvolvimento integral do sujeito, e não apenas como armazém de informações disponíveis .
2) O computador é uma máquina que estende os poderes da inteligência humana, logo deverá ser utilizado como um instrumento para o próprio sujeito ampliar seu potencial intelectual.
3) O computador deverá ser utilizado como um instrumento capaz de auxiliar na mudança do ensino, entrando no sistema educacional para alimentar o processo de aprendizagem.
4) O computador deverá ser um instrumento social, permitindo a interação entre indivíduos, grupos e mesmo encurtando distâncias, possibilitando, assim, a troca entre grupos distantes no espaço e no tempo, favorecendo o aproveitamento imediato de múltiplas experiências. (Bossuet,1985).
O computador por si não atende ao objetivo de formar o "homem social" com que sonha a humanidade, o que formará o homem será a maneira como ele utilizará a máquina. Por isso, é preciso que os objetivos do uso de computadores na educação em geral e na educação especial siga uma filosofia educacional mais ampla que justifique sua aplicação.
Abordaremos o uso de computadores na educação a partir de uma perspectiva construtivista-interacionista. Desta forma, o computador deve ser usado como um instrumento de aprendizagem, onde o aluno atua e participa do seu processo de construção de conhecimentos de forma ativa, interagindo com o instrumento de aprendizagem.
A partir dessas perspectivas o computador poderá assumir o lugar de aprendiz, deixando para o aluno o lugar de professor. Assim, o indivíduo vai aprender com seus próprios ensinamentos e descobertas. O aluno adquire conhecimentos a respeito de seu próprio pensamento, possibilitando que construa de melhor forma sua aprendizagem.
No nosso enfoque, é a informática que deve ser posta a serviço da educação e não o contrário. Não acreditamos que é à educação que cabe facilitar a entrada da informática no currículo, como muitos acreditam, e sim, é à informática que cabe auxiliar os processos educativos: é a máquina a serviço do bem estar do homem e não este um escravo dela.
Seguem alguns exemplos dos objetivos que podemos alcançar a partir do uso da informática na educação especial:
A - Promover a auto-estima. B - Levar a criança a experimentar o sucesso. C - Valorizar o erro como etapa necessária para o desenvolvimento humano. D - Permitir que a criança construa seu próprio projeto refletindo suas vivências. E - Apoiar o desenvolvimento cognitivo. F - Promover o pensar sobre o próprio pensar. G - Ampliar a capacidade de aprendizagem respeitando o ritmo da criança. H - Desenvolver a criatividade. I - Desenvolver a autonomia. J - Desenvolver o trabalho cooperativo. K - Usar o computador para objetivos determinados. L - Facilitar a integração interdisciplinar. M - Desenvolver a linguagem.
É importante ressaltar que estes objetivos foram elaborados sob um referencial psicopedagógico, onde podemos observar o sujeito de forma global em suas múltiplas facetas.
Para podermos observar melhor estes objetivos, vamos encaixá-los na tabela nº. 01.
ENFOQUE PSICOPEDAGÓGICO - ASPECTOS DA APRENDIZAGEM
|
You really make it seem really easy along with your presentation however
ResponderExcluirI in finding this topic to be really something that I believe I'd by no means understand. It seems too complicated and very extensive for me. I am having a look forward in your subsequent submit, I will try to get the hold of it!
my homepage check this out