terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Comunicação Aumentativa e Alternativa com os profissionais de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

 PECS é uma forma de comunicação aumentativa e alternativa (CAA), que utiliza imagens em vez de palavras para ajudar as crianças a se comunicar. PECS foi desenhado especialmente para crianças  que têm atrasos no desenvolvimento da fala.
No processo de aprendizado PECS, é dado um conjunto de fotos das comidas favoritas ou brinquedos do dia a dia da criança.
Quando a criança quer um desses itens, ele dá a imagem para um parceiro de comunicação (um pai, terapeuta, cuidador, ou mesmo uma outra criança). O parceiro de comunicação entrega  o alimento ou brinquedo nas mãos da criança. Esta troca reforçando a comunicação.
Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é qualquer estratégia que ajuda a criança a participar e se comunicar melhor em casa e na escola.
Algumas estratégias podem ser tão simples como a criança até uma foto, um gesto ou sinais básicos de linguagem. Por exemplo, uma criança pode apontar para uma imagem de suco e depois apontar para si mesma, dizendo que ela quer um copo de suco.
Como a comunicação se desenvolve, o número, tipo e complexidade dos símbolos da imagem pode ser ampliada. Estes símbolos de imagem podem ser colocados juntos em uma "placa de comunicação", que pode começar a permitir que uma criança para nos dizer o que querem e precisam.
 A avaliação das habilidades de um usuário e os requisitos para CAA irá incluir a parte motora da criança, visual, cognitivo, linguagem e comunicação. A avaliação exige a entrada de membros da família, particularmente para a intervenção precoce.
Os profissionais de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional devem treinar a criança para os requisitos da Comunicação Alternativa ou Aumentativa (CAA)

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