AUTISMO SCERTS
O Que é o modelo SCERTS?
Retirado do primeiro capítulo do Livro "The
SCERTS™ Manual, vol 01":
O QUE É O MODELO SCERTS™?
O Modelo SCERTS™ é uma abordagem abrangente e
multidisciplinar para melhorar as habilidades de comunicação e sócio-emocionais
de indivíduos com distúrbios do espectro autista (ASD - Autism Spectrum
Disorder) e distúrbios relacionados (Prizant, Wetherby, Rubin & Laurent,
2003). O acrônimo SCERTS™ se refere à Comunicação Social, Regulação Emocional e
Apoio Transacional (Social Communication, Emotional Regulation and Transactional
Support), que acreditamos devem ser as dimensões básicas do desenvolvimento
objetivadas em um programa delineado para apoiar o desenvolvimento de indivíduos
com ASD e suas famílias.
Este modelo educacional inovador é baseado em
uma integração entre pesquisa e prática clínica, sendo por nós publicado desde
meados da década de 70. Neste esforço colaborativo, temos tentado honrar as
complexidades do desenvolvimento infantil assim como os desafios vivenciados por
crianças com distúrbios do espectro autista (ASD), atingindo um equilíbrio entre
pesquisa confiável e aplicação teórica e prática no sentido de melhorar a
qualidade de vida de crianças com ASD e suas famílias.
No Modelo SCERTS™, é reconhecido que a maior
parte do aprendizado na infância ocorre no contexto social de atividades e
experiências diárias. Assim sendo, esforços para apoiar o desenvolvimento de uma
criança dentro do modelo ocorrem com cuidadores e familiares nas rotinas do
dia-a-dia em uma variedade de situações sociais, não primariamente através do
trabalho com uma criança em isolamento. O esquema SCERTS™ foi desenvolvido
visando objetivos prioritários na comunicação social e na regulação emocional
através da implementação de apoios transacionais (por exemplo, apoio
interpessoal, apoios de aprendizado), ao longo das atividades diárias da criança
e entre parceiros, para facilitar a competência dentro destas áreas
identificadas como objetivos. Quando o desenvolvimento de uma criança em
comunicação social e em regulação emocional é apoiado, com a implementação
estratégica de suportes transacionais, há grande potencial de efeitos positivos
abrangentes e de longo prazo ao desenvolvimento da criança em ambientes
educacionais e nas atividades diárias.
Acreditamos que um programa eficaz para uma
criança com ASD requer o conhecimento especializado de um time de profissionais
trabalhando de maneira cuidadosa e coordenada em parceria com pais e familiares.
Portanto, o Modelo SCERTS™ é melhor implementado como abordagem multidisciplinar
e de equipe que respeita, se utiliza de, e infunde conhecimento especializado de
uma variedade de disciplinas, incluindo educação geral e especial, patologias da
fala e da linguagem, terapia ocupacional, psicologia infantil e psiquiatria, e
assistência social.
Postado por Alexandre Costa e Silva no Blog
Autismo e a Casa da Esperança
Fonte:
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