terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Avaliação Dinâmica da Aprendizagem

Avaliação DinâmicaQuando nos referimos à capacidade intelectual do ser humano é preciso ter em mente que estamos tratando de um fenômeno dinâmico e evolutivo. 

Diagnosticar de forma estática o nível de funcionamento intelectual de um indivíduo pode trazer conseqüências negativas tanto para a sua vida acadêmica quanto social. 

Na abordagem da avaliação dinâmica a inteligência é considerada como um aspecto modificável a partir de duas teorias importantes: a primeira refere-se à Zona de Desenvolvimento Proximal de Lev Vygotsky e a segunda a Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Reuven Feuerstein. 

Ambas as teorias demonstram que a partir de uma abordagem interativa na avaliação podemos apreciar o potencial e a propensão do aprendiz para aprender ao invés de nos limitarmos a medir o seu desempenho presente com base em testes padrões.

Na formação de profissionais para atuar com a Avaliação Dinâmica da Aprendizagem os seguintes objetivos são focados:

  1. Avaliar o nível geral de modificabilidade do indivíduo e seupotencial de aprendizagem.
  2. Identificar as funções cognitivas deficientes e os aspectosafetivos motivacionais responsáveis pelo seu nível atual de funcionamento manifesto.
  3. Explorar e avaliar a quantidade e a natureza do investimentorequerido para que o indivíduo alcance níveis mais elevados de funcionamento.
  4. Orientar os mediadores e professores com estratégias específicasde mediação para a materialização do potencial de aprendizagem do indivíduo.
 
Durante os cursos e workshops oferecidos os seguintes aspectos são analisados e discutidos:
  • Bases teóricas da Avaliação Dinâmica (AD)
  • Testes psicométricos vs. Avaliação Dinâmica
  • O Potencial de Aprendizagem de Feuerstein e a noção de Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky
  • Os perfis de modificabilidade
  • A análise das funções cognitivas e operações mentais no processo de avaliação
  • Os procedimentos e características da AD
  • A função do avaliador na abordagem da AD
  • Bateria de testes e sua didática
  • A função e construção do relatório de avaliação.
    Fonte: http://www.cdcp.com.br/avaliacao_dinamica_aprendizagem.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário