quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Planejamento Anual EJA





Disciplina: Língua Portuguesa.


Professor:


Objetivo geral: Estimular o aluno a desenvolver sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais, interessando-se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita.


Objetivos específicos: Inserir o jovem e adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento; fortalecer a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e sua capacidade de interação; alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.); trabalhara expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões próprias; desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso diário como, por exemplo, saber fazer o uso de seus direitos e também conhecendo seus deveres, conhecer, distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano, trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de leitura.


Conteúdo Programático: Leitura e Escrita (Alfabeto maiúsculo e minúsculo; emprego adequado de letras; montagem de palavras, sentenças e textos; identificação de ideias básicas do texto; sílabas, fonemas e grafemas; produção de diversos tipos de textos; interpretação de diversos tipos de textos; comparação e diferenciação de escritas diversas; exploração de material escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas, entre outros; identificação de textos); Linguagem oral, verbal e não-verbal (Relato de histórias ouvidas, casos, poemas, filmes, reportagens, causos, entre outros; reprodução oral de textos diversos; atividades lúdicas; localização e identificação de rimas; leitura e análise de textos; verbalização de opiniões e comentários); Gramática (Ortografia; parição silábica;tonicidade;ordem alfabética; alfabeto móvel; jogos; pesquisas de palavras, sílabas e gravuras; quadras e poesias; classe de palavras: substantivo, adjetivos, verbos, advérbios, artigos, numerais, pronomes, entre outros.


Metodologia por etapa: Rodas de conversa, atividades em grupo e individuais, produções coletivas, exposição de trabalhos, entre outros.


Avaliação: Será satisfatório se os alunos se envolverem nas propostas e realizarem as atividades com prazer e alegria, ampliando assim seu conhecimento da Cidade, possibilitando novas aprendizagens e explorando ao máximo tudo o que pudermos nesses momentos.


Um Planejamento Anual fácil de ser desenvolvido nas séries iniciais do Ensino Fundamental Ciclo I, então leia atentamente e utilize este como base para desenvolver seu Planejamento Anual em sala de aula. Boa sorte!

Fonte:http://cantinhodaeducacaoespecial.blogspot.com.br/2012/06/lingua-portuguesa-planejamento-anual.html

0 comentários:

Postar um comentário