Disciplina:
Língua Portuguesa.
Professor:
Objetivo
geral: Estimular o aluno a desenvolver sua competência comunicativa,
discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao
contexto, às diferentes situações sociais, interessando-se em ampliar seus
recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e
escrita.
Objetivos
específicos: Inserir o jovem e adulto no contexto da sociedade,
valorizando sua cultura e seu conhecimento; fortalecer a importância de saber
ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e sua capacidade de interação;
alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos
(letramento, global, silábico etc.); trabalhara expressão oral desenvolvendo
habilidades para emitir opiniões próprias; desenvolver capacidades mínimas de
inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de
uso diário como, por exemplo, saber fazer o uso de seus direitos e também
conhecendo seus deveres, conhecer, distinguir e saber usar diferentes textos de
uso cotidiano, trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e
diversos tipos de leitura.
Conteúdo
Programático: Leitura e Escrita (Alfabeto maiúsculo e minúsculo; emprego
adequado de letras; montagem de palavras, sentenças e textos; identificação de
ideias básicas do texto; sílabas, fonemas e grafemas; produção de diversos tipos
de textos; interpretação de diversos tipos de textos; comparação e diferenciação
de escritas diversas; exploração de material escrito: nomes, rótulos, textos,
propagandas, entre outros; identificação de textos); Linguagem oral, verbal e
não-verbal (Relato de histórias ouvidas, casos, poemas, filmes,
reportagens, causos, entre outros; reprodução oral de textos diversos;
atividades lúdicas; localização e identificação de rimas; leitura e análise de
textos; verbalização de opiniões e comentários); Gramática (Ortografia; parição
silábica;tonicidade;ordem alfabética; alfabeto móvel; jogos; pesquisas de
palavras, sílabas e gravuras; quadras e poesias; classe de palavras:
substantivo, adjetivos, verbos, advérbios, artigos, numerais, pronomes, entre
outros.
Metodologia
por etapa: Rodas de conversa,
atividades em grupo e individuais, produções coletivas, exposição de trabalhos,
entre outros.
Avaliação:
Será
satisfatório se os alunos se envolverem
nas propostas e realizarem as atividades com prazer e alegria, ampliando assim
seu conhecimento da Cidade, possibilitando novas aprendizagens e explorando ao
máximo tudo o que pudermos nesses momentos.
Um
Planejamento Anual fácil de ser desenvolvido nas séries iniciais do Ensino
Fundamental Ciclo I, então leia atentamente e utilize este como base para
desenvolver seu Planejamento Anual em sala de aula. Boa
sorte!
Fonte:http://cantinhodaeducacaoespecial.blogspot.com.br/2012/06/lingua-portuguesa-planejamento-anual.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário