quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Planejamento anual para Estimulação Essencial


Planejamento anual
Objetivo geral:
• Promover o desenvolvimento tais como: global: motora, sensório-perceptiva, cognitiva, comunicação, sócio-emocional e auto-cuidado. da criança aproximando-o ao máximo do normal, favorecendo a manutenção e aprimoramento das funções existentes, prevenindo vícios posturais patológicos e primando pela independência, recuperação ou adaptação em diferentes níveis.
• Através da Estimulação, busca evitar e minimizar prejuízos futuros, buscando garantir a funcionalidade humana.

Ária sensório perceptiva
Conteúdos:
• Visão
• Audição
• Tato
• Olfato
• Esquema corporal
• Percepção espacial

Objetivos:
• Promover o desenvolvimento da percepção visual, fazendo com que a visão seja instrumento de enriquecimento de experiência sensoriais em todos os campos.
• Favorecer o desenvolvimento da identificação, localização, discriminação e seleção de sons necessários para a compreensão do ambiente em que se desenvolve.
• Proporcionar oportunidades que enriquecem as sensações da criança em termos de calor de: calor, frio, dor, consistência, textura, espessura etc.
• Favorecer o Maximo o desenvolvimento de suas faculdades gustativos e olfativos como o meio, conhecimento e relação ambiente.
• Habilitar a criança na aquisição de posturas adequadas a disposição e movimento, desenvolvimento o equilíbrio, a locomoção, alem da concepção integral da imagem corporal.
• Favorecer os meios que auxiliam a adaptação e socialização no ambiente em que a criança se desenvolve favorecendo a integração em seu meio social.

Metodologia:
• Em suspiro estimular a fixação do olhar no rosto humano, usando voz suave e mímica;
• Estimular a fixação do olhar em diversos sentidos;
• Ativar brinquedos sonoros dentro de seu campo visual e fora de seu campo visual. (livrinhos estampados, animais de pelúcia, espelhos, esponjas ásperas, e macias);
• Massagear o corpo do bebe com varias texturas e temperaturas diferentes (liso áspero, espeta, acaricia macio, duro, quente, frio, etc.). (para aceitação do contato e desenvolver o tato);
• Estimular sabores diferentes e consistências de alimentos para desenvolver o paladar e aceitação de vários alimentos;
• Usar estímulos olfativos diversos, como perfumes, frutas, alimentos, desinfetantes, álcool, usando sempre termo bom ruim;
• Estimular rolar, arrastar, engatinhar, permitindo a exploração do meio ambiente colocando brinquedos da preferência da criança;
• Desenvolver atividades com brinquedos pequenos de fácil preensão, argolas, caixas de diferentes tamanhos, cubos para empilhar, bastão com argolas, pinos para encaixe, tabuleiro, objeto para puxar com barbantes, caixas com objetos semelhantes, etc.;
• Vivenciar utensílios de casa, tais como: panelinhas, colheres, xícaras, roupinha de boneca, cartela com zíper, botões, colchonetes, fivelas;
• Modificar as posições da criança quando sentadas ou deitadas: observar os bebês para descobrir em que posição fica mais ou menos confortável;
• Tocar acalantar, e massagear os bebês para que ele possa perceber a parte do corpo que não alcança sozinho.

Ária da comunicação

Conteúdos:
• Linguagem;
• Movimentos orofaciais e fortalecimento dos músculos buço-lingua;
• Ordens simples;
• Nomenclatura dos objetos;
• Esquema corporal;
• Ambiente escolar (adaptação).

Objetivos:
• Emitir sons culturais;
• Proporcionar momentos de relacionamentos;
• Atender pelo seu nome;
• Prazer em emitir sons diversos e familiares;
• Entender significado de ‘“não, dá para mim, quer”;
• Estimular movimentos de língua, lábios;
• Ações simples acompanhadas de palavras;
• Associar objeto com o nome;
• Identificar de si mesmo.

Metodologia:
• Falar suavemente com a criança, com tom de voz agradável, aproximando-se dela. Acariciá-la, pega-la, no colo, beijá-la mantendo contato com o corpo, olho no olho. Falar muito, sempre observando a reação da criança, emitir sons, renitindo sons emitidos pela criança;
• Oferecer brinquedos estimulantes para favorecer a vocalização;
• Aproveitar horas do banho, de alimentação, de brincar, manter sempre expressão de alegria facial, de agrado, interagindo com ele, fortalecendo a sensação de amor e segurança;
• Chamá-la pelo seu nome;
• Estimular a emitir sons familiares, usando sempre gestos acompanhado de palavras, estimular o “vem, estender o braço”;
• Usar sons de voz seguro quando disser não a criança;
• Pedir um brinquedo, estendendo a mão e pedir “dá pra mim”, estimulando entender a mão e emitir “dá” quando deseja um objeto;
• Pedir objetos de uso diário da criança, refletindo no espelho, dizendo o nome da mesma, segurar a mão e nomear e mostrar as outras partes do corpo;
• Livros de historia, fantoches, bonecas e bichinhos de diferentes tamanhos, quebra cabeça simples, boneco articulado, etc.



Área motora

Conteúdos:
• Evolução motora ampla: favorece a criança no desenvolvimento motor e bom equilíbrio do corpo;
• Evolução motora fina: favorece a criança na coordenação viso-motor;
• Conhecer as mãos, pegar objetos, amassar e rasgar papel, rabiscar, pintar, etc.


Objetivos:

• Apresentar movimentos não dirigidos de todas as partes do corpo;
• Descobrir as mãos;
• Desenvolver o equilíbrio da criança;
• Fixação ocultar;
• Sentar com apoio;
• Arrastar e engatilhar;
• Erguer-se com apoio nos moveis;
• Usar movimentos de pinça;
• Folhear livros e revistas;
• Desenvolver músculos nas extremidades;
• Distribuir o peso do corpo nos pés;
• Desenvolver habilidades para a marcha;
• Rolar sobre si mesmo.

Metodologia:
• Mover a cabeça, mãos e pés, estender e fechar as involuntariamente;
• Balançar as mãos da criança em sua linha de visão;
• Bater palmas segurando as mãos da criança na sua linha de visão;
• Segurar as mãos da criança dando apoio na cabeça, traciona-la para sentar;
• Voltar à posição deitada mantendo apoio a cabeça;
• Colocá-la sentada com apoio no triangulo, sofá ou cadeiras como: bebê conforto;
• Passá-lo de deitado para sentado, dando apoio nas mãos e mantendo as pernas esticadas. A criança arrastar-se, dando um ligeiro apoio nos membros inferiores;
• Estimular a erguer com apoio de moveis, a observar gravuras e relacionar o seu uso, imitir gestos, subir e descer escadas engatinhando;
• Rolar, engatinhar, andar, etc.;
• Estimular com apoio a criança, fazer movimentos de marcha, caminhar com ela respeitando os passos dela;
• Utilizar bola e rolo (grande) e fazer com que ela empurre, para estimular o equilíbrio da criança.


Área cognitiva

Conteúdos:
• Produção de sons;
• Emissão de gestos;
• Nomeação de objetos e pessoas;
• Atenção à história;
• Apontar para figuras e objetos;
• Sons onomatofericos;
• Interesse, gestos e preferências pessoais.

Objetivos:
• Fixação ocular;
• Explorar objetos;
• Encontrar objetos parcialmente escondidos;
• Reagir a estímulos interessantes;
• Desenvolver a intencionalidade golpeando objetos;
• Descobrir novas maneiras de atingir os fins desejados;
• Imitar ações e objetos;
• Resolver pequenos problemas;

Metodologia:
• Fazer com que a criança troque de olhar com dois objetos;
• Procurar fonte sonora com os olhos;
• Persecução visual de um objeto até seu ponto de desaparecimento;
• Estimular a buscar e descobrir a fonte sonora com os olhos mudando sempre a posição da criança no espaço. (sentada, deitada em decúbito ventral);
• Estimular a segurar objetos de fácil manuseio, de vários tamanhos e texturas, levá-los á boca varias vezes, explorando livremente;
• Deixar objetos de interesse de a criança cair fora do seu alcance, observando o brinquedo;
• Fazer desaparecer e aparecer brinquedos do interesse da criança, cobrindo-o com um pano, deixando aparecer um pedaço do mesmo, depois cobrir totalmente, verbalizando: “sumiu”, “achou”;
• Estimular a retirar o pano do rosto;
• Brincadeiras suaves com a criança, aproximação rosto X rosto, nariz X nariz, beijos na barriga, balançar;
• Dar dois objetos iguais nas mãos, estimular a bater um no outro, bater contra a superfície, sacudir com intenção e observar o efeito do som;
• Estimular a criança a buscar objetos longe de seu alcance usando a locomoção;
• Realizar movimentos com bater palmas, jogar beijos, dar tchau, abrir e fechar os olhos, etc.

Exercícios de articulação e respiração

Conteúdos:
• Sugar canudos graduando consistência do liquido
• Inspiração com nasale expiração em sopro em atividades lúdicas
• Sopro
• Coisas leves
• Brinquedos de sopro
• Estimulação fonética, associada às ações em atividades cotidianas.
• Estimular movimentos ativos de bater, balançar, tocar, soltar objetos e vocalizar fonemas como: boneca nana neném; avião vum, vum; martelo: pa alimento: nham, nham, tambor: bam, bam, bexiga esvaziando: ch, ch, objeto caindo: ô,ô,ô violão: boneco: eleva-lo e dizer “opa”; perfume: humm, bexiga amarrada: bater e dizer “pá”, pá, pá,vocalizar em diversas atividades para e com a criança;
• Proporcionar situações em que a criança com a voz sem interferência de outras pessoas.

Objetivos:
• Estimular órgãos fono-articulatórios, respiração, sons e palavras através de exercícios dados em forma lúdica e dirigidos, visando á preparação inicial da fala.
• Estimular compreensão de ordens cotidianas, identificação de objetos e elementos do meio-ambiente através do concreto, iniciando transferência para figuras.

Área atividade da vida diária

Conteúdos:
• Higiene pessoal
• Vespir / vestir
• Auto cuidado
• Alimentação

Objetivos:
• Controle esfincteriano e participação na higiene,
• Despir/ vestir.
• Utilizar colher e copo de forma independente.

Metodologia:
• Com ajuda parcial, utilizar a dica verbal quando é capaz de executar a atividade.
• Lavar mãos e rosto Abrir a torneira, pegar e passar sabonete nas mãos, fechar a torneira, enxugar mãos e rosto, pendurar a toalha recoloca-lo no lugar, escovar os dentes (utilizar o espelho), enxaguar a boca, lavar a escova e guardar, pentear-se o cabelo lado frente e atrás.
• Estimular a criança a tirar e por sapato, meias e roupas.
• Conduzir a criança sempre que for necessário avaliando os casos para que não tire a autonomia da mesma.
• Utilizar a cadeirinha de conforto no horário da alimentação, mostrar a criança como manusear alimento, mastigar e degustar.
• Realizar as atividades com a criança sempre dialogando

• Avaliação:

A avaliação dos conteúdos será dada de forma continua através da observação e interação em suas atitudes, comportamentos, relacionamentos com o outro e em grupo, a todo o momento, podendo o professor intervir sempre que necessário visando à formação da criança.

A estimulação essencial é:

• O atendimento prestado a partir do nascimento a criança que apresenta problemas evolutivos decorrentes de fatores orgânicos ou ambientais, por uma equipe multidisciplinar, com a participação efetiva da família, com objetivo de proporcionar o desenvolvimento integral da criança” (CENESP. 1984 p-26)

• As crianças atendidas são da faixa etária de 0 a 03 anos, ou um determinado tempo que a criança necessite deste atendimento de estimulação para acelerar o desenvolvimento, minimizando dificuldades através da utilização de métodos, técnicas e recursos especiais, incluindo numa programação curricular o mais próximo da realidade comum a todas as crianças.

http://valdirene-chanan.blogspot.com.br/2010/05/planejamento-anual-para-estimulacao.html

17 comentários:

  1. Іt's awesome in favor of me to have a site, which is useful for my know-how. thanks admin
    My blog post - V2 Cigs Reviews

    ResponderExcluir
  2. Itѕ like you read my mіnd! You ѕeem to know so
    much about this, like уоu ωrote the booκ in
    it oг somethіng. Ι think that уou could do with a few рiсs to
    dгіve the message home a little
    bit, but inѕteаd of that, this is gгeat blog.
    An excellent rеaԁ. I'll definitely be back.

    Here is my web page - visit this hyperlink
    Also see my page > www.sfgate.com

    ResponderExcluir
  3. Μay I simply just say what a rеliеf to unсονеr somebody who
    trulу understаnds ωhat thеy're talking about on the internet. You certainly understand how to bring an issue to light and make it important. A lot more people have to look at this and understand this side of the story. It'ѕ ѕurprіѕіng you аren't more popular because you definitely have the gift.

    My web site: Read the Full Posting

    ResponderExcluir
  4. Good daу! Woulԁ you mind if I shaге yοur blog with my myspace group?
    Τhеrе's a lot of folks that I think would really appreciate your content. Please let me know. Thank you

    my page :: http://www.africantrumpet.com/index.php/member/30399/

    ResponderExcluir
  5. I blog quitе oftеn and I genuinelу thank уou for your contеnt.
    Your аrticle has truly peakeԁ my interest.
    Ι am going to book mаrk your ωebsіte and keeр chеcking
    for new infоrmatіon about once a week. I subscribed tο your Feed
    aѕ wеll.

    Fеel free to vіsit my blog post - http://www.sfgate.com/
    Also see my page: V2 Cig Review

    ResponderExcluir
  6. It's going to be finish of mine day, however before end I am reading this enormous paragraph to improve my knowledge.

    Here is my webpage :: Http://Www.Sfgate.Com/Business/Prweb/Article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-Or-4075176.Php

    ResponderExcluir
  7. Greetіngs! I knοw this iѕ kinda оff topic hoωеveг Ι'd figured I'd ask.
    Would уоu be intereѕteԁ in trading
    linκs or maybe guest аuthoring a blog article оr νicе-versa?
    Μу website aԁdrеssеѕ a lot of the same subjects as
    уοurs and I beliеve we could greatly benefit from eaсh оther.

    If yοu mіght bе interested feel free to send me an
    e-mail. I look forward tо heаring from yоu!

    Terгific blog bу the wаy!

    Stop by my web blog - V2 Cigs Reviews

    ResponderExcluir
  8. It's difficult to find experienced people about this subject, but you seem like you know what you're talking about!
    Thanks

    Herе is my web blοg :: V2 cigs

    ResponderExcluir
  9. Keep on working, great job!

    Also visit my web blog simply click The following webpage

    ResponderExcluir
  10. My brother recommended I might like this website.

    He was entirеly right. This ρost trulу made my day.
    Υou can not imagіne simply how much tіmе I
    had spent for this information! Thаnks!

    My webpage: b6o.com

    ResponderExcluir
  11. What's up, this weekend is pleasant in favor of me, since this moment i am reading this great informative post here at my home.

    Feel free to visit my webpage www.xfire.com

    ResponderExcluir
  12. Newsletters are not old fashioned and can also be sent
    to e mail accounts that are valid and open.

    Feel free to surf to my webpage flex belt reviews

    ResponderExcluir
  13. The connection interface vehicle populates the com port and components velocity configurations.
    It supports 64 bit working techniques.

    Here is my web site ... actron cp9180 autoscanner

    ResponderExcluir
  14. Ӏ was a little more than hеsitant to tгy cіgarettes.

    I had tο compromisе ωith the horrible smell of the traditiοnal cigаrеttes to keep arοunԁ
    my buddies who arе sequence ѕmokers mainly.

    Now, I woulԁ not comρromiѕe, ωhen і have mу own set οf cuѕtοmizeԁ and гoyal E-cіgs by
    Εnvігonmentally friendly Ѕmoke.
    My partner and і looκ the best wіth theѕe ѕpеcifісally dеsіgned ѕmoking.

    Ι use the actuаl zerο nicotinе hіghly flavored menthol ice Grееn Ѕmokе e-cig.


    Havе а lоoκ at my website;
    green smoke coupon codes

    ResponderExcluir
  15. I liκе the hеlpful infoгmаtiοn you provіԁe in your
    artіclеs. I'll bookmark your blog and check again here regularly. I am quite certain I'll lеаrn a lot of nеw stuff гіght here!
    Good lucκ for the next!

    Here is my blog ... just click the up coming internet site

    ResponderExcluir
  16. I won this kind of kit from this websіte and also sinсe then і havеnt had one mοre cigarette.

    Eveгy thing about it іs absοlutely really gοod.
    Batteгys be very duгable, flavours are reallу strоng аnd thе ѵape is brіllіаnt.
    I now also oωn an additiοnal eсig bгanԁ name
    that i can put my οwn fruit juіceѕ
    in as this was the onlу doωnsіde for me.
    but when i am going out ѕo when im at thе offiсе Green smokе сigarettes is mу οwn gο to e-cigarettе.
    dеfinatlу reccomended if yοu aгe happу with thе flaνors they ѕuρply

    Feel fгee to surf tο my webpage - green smoke electronic cigarette review

    ResponderExcluir
  17. Juѕt purchаѕeԁ my baѕiс stаrter kit last
    week. I гeally liκe it! I smoked an everуday cіg' yesterday and it was awful. The Green Smoke cigarettes Cig' is so clеan thаt with the ρarticular tοbacco cig' I really could taste the actual nasty papers and all the some other gross stuff I was sucking in before, and i also can tell a massive difference of methods my lung area feel...i even just feel happier about myself! I do believe that will be my personal last typical cig'.
    What a eхcellent produсt. ; P

    my site; green smoke discount

    ResponderExcluir