INFORMÁTICA - A Informática na Educação Especial
Falar
sobre Informática na Educação Especial não é tão fácil como imaginamos.
Existe muita teoria em livros, monografias, dissertações, pesquisas,
blogs, entre outros meios, mas na prática, muita coisa muda,
principalmente para quem trabalha com Informática na Área da Deficiência
Intelectual.
Tudo
que pesquisei pela Internet durante anos foi importante, mas nunca
definitivo e totalmente adequado para meu trabalho diário realizado na
Informática Especial. Tudo muito complexo para meus alunos...Na maioria
das vezes, o jeito foi colocar a criatividade para funcionar...
As
dificuldades encontradas por nós, professores, vão desde as adaptações
em hardwares (mouse, por exemplo) até encontrar os softwares/jogos
educativos mais adequados, e que, além de tudo, sejam funcionais para
todos os alunos principalmente para aqueles que tem um grande
comprometimento cognitivo.
No
exemplo do mouse, sabemos que existem vários modelos adaptados, mas
para trabalhar com DI infelizmente ainda não tem nada que seja mais
adequado em alguns casos. Muitas vezes me deparei com alunos sem nenhuma
coordenação e habilidade com o mouse, por serem cognitivamente muito
comprometidos. Para esses casos, eu vivo inventando adaptações para que
esses alunos consigam pelo menos tentar fazer algo com apenas um clique.
E como é difícil!
E
as atividades então... Nem se fala! Depois de muitos anos, consegui
adaptar algumas para facilitar meu trabalho. Haja Criatividade!
Procurar
jogos e softwares na Internet voltados para essa área também não é
fácil, mas ultimamente tenho tido muitas coisas boas e novidades para
compartilhar com vocês.
INFORMÁTICA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
A
informática, hoje tão presente em nossas vidas, é extremamente
necessária aos portadores de necessidades educacionais especiais,
permitindo assim que o aluno com deficiência utilize os recurso
disponíveis no computador, como o auxílio visual, auditivo, motor e
interativo para facilitar a sua aprendizagem.
A
utilização da informática para o processo ensino-aprendizagem na
educação especial atende necessidades específica no âmbito da
deficiência mental, físico-sensorial e motor, com influências nas
dimensões socio-afetivas. Essa ferramenta propicia um ambiente
estimulador e diferenciado de aprendizagem que desperta o interesse do
aluno, estimulando atividades cognitivas básicas e de conceitos nas
diversas áreas do conhecimento.
A
informática especial é um recurso pedagógico e de comunicação que
propicia aos alunos portadores de necessidades especiais possibilidades
de novas experiências, favorecendo seu desenvolvimento e aprendizagem
globais. As aulas de informática ministradas se norteiam para a
aquisição de conceitos básicos visando a alfabetização, pedagógico,
interação social e a comunicação.
A
utilização deste recurso atende a uma diversidade de alunos portadores
de diferentes patologias em diversas faixas etárias. O trabalho
pedagógico nesta perspectiva terá maior amplitude, possibilitando a
interatividade entre o trabalho a ser desenvolvido na sala de
informática e na sala de aula.
Objetivo Geral:-
Através de um ambiente computacional propiciar o desenvolvimento das
potencialidades cognitivas de alunos com necessidades educacionais
especiais, entendidos como sujeitos do seu processo de aprendizagem e
construção de seus conhecimentos.
- Troca pedagógica entre a sala de aula e o ambiente da informática.
-
Possibilitar maior independência, qualidade de vida e inclusão social,
através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu
ambiente, habilidades de seu aprendizado, competição, trabalho e
integração com a família, amigos e sociedade.
Objetivo Específico:- Desenvolvimento de Conteúdos Pedagógicos com base no Currículo Nacional Comum;
- Comunicação Alternativa para alunos com graves comprometimentos motores;
(caso na escola tenha alunos com Deficiência Física)
- Conhecimento Básico de Informática para futura inserção no mercado de trabalho.
FONTE: http://lubaroni-informticaeducaoespecial.blogspot.com.br/2010/09/informatica-na-educacao-especial.html
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