terça-feira, 24 de julho de 2012

PROJETO RECICLAGEM CONSTRUINDO E BRINCANDO


Turma: Pré Alfa A

 

     Previsão de execução: 3 MESES.

     Apresentação do Projeto 

     Projeto denominado “Reutilizar Brincando”, tem como objetivo conscientizar a criança e sua família no processo de reciclagem do lixo inorgânico visando à preservação do meio ambiente e o interesse da criança na construção de brinquedos com sucatas.

     Tendo em vista a agressão do homem a natureza, que vem sendo noticiada a cada dia através dos meios de comunicação.

     Os brinquedos neste contexto transformam a sucata em produtos necessários e indispensáveis as nossas atividades e as crianças poderão a partir daí criar diferentes possibilidades de utilização do material a ser reciclado.

     Este projeto tem a preocupação de estimular a prática da coleta seletiva, ressaltando a importância da reciclagem para a melhoria da qualidade de vida, utilizando para isso os três R como meio de preservação do meio ambiente.
 

     Justificativa 

     Devido à grande quantidade de material reciclável que é desperdiçado, a necessidade de intervenção nos fatores econômico, social, sanitário, ambiental e geográfico da população e na preservação do meio ambiente, o projeto ira trabalhar o processo de seleção e reciclagem de materiais despertando nos envolvidos a geração de novos valores frente aos problemas que nos cercam e assim colaborar para a construção de uma vida mais sadia e de um mundo melhor.

     Com isso, este projeto não se restringe a divulgação de informações e sim, conhecer e intervir na realidade de sua realidade; de forma a criar novos valores e sentimentos que mudem as atitudes em relação à saúde do planeta e todos os seres vivos. 

     Objetivos 

     Objetivo Geral 

     Reconhecer a matéria (lixo) como produto advindo dos recursos naturais, compreendendo a necessidade de aproveitamento, objetivando a integração e a harmonização entre ser humano e meio ambiente, para uma melhor qualidade de vida.

     O projeto irá trabalhar com o currículo específico para o primeiro através da interdisciplinaridade e também incutir na criança a capacidade de reverter o atual quadro de desperdício com o lixo, evitando jogar lixo no meio ambiente e praticando três regras: 

     Reduzir: gerar menos lixo evitando desperdícios Ex: utilizar a frente e o verso do papel para escrever. 

     Reutilizar: usar o lixo antes de descartá-lo, para a mesma função ou utilizá-lo de outras formas. Ex: usar garrafas de plástico para fazer vasos, guardar grãos.  

     Reciclar: aproveitar produtos jogados no lixo para a fabricação de novos objetos. Ex: O plástico usado em bolsas e soro pode dar origem a canos de PVC.
 

     Objetivo Específico 

     

·     Conhecer sobre o processo de seleção e reciclagem do lixo inorgânico;

·     Selecionar o lixo que pode ser reciclado;

·     Reciclar para evitar desperdício e preservar o meio ambiente;

·     Transformar o lixo em objetos úteis;

·     Conscientizar sobre a diversidade de materiais que podem ser reciclados;

·     Apreciar e refletir sobre o produto final;

·     Incentivar a criatividade como forma de gerar renda (escamo).


 

     Metodologia 

     Por se tratar de um projeto destinado a crianças do primeiro ano, iremos trabalhar a partir do conhecimento prévio e utilizar da leitura do mundo para estimular o desenvolvimento cultural, pedagógico e social dos alunos.

     A interdisciplinaridade promove o crescimento do conhecimento da criança que a partir do novo nível em que se encontram passam a enfrentar novos desafios, para atingirmos ao final do ano todo o objetivo proposto.

     O conteúdo terá ênfase em: 

     Educação Física:

·     Música (Bandinha de sucata);

·     Dança;

·     Brincadeiras com material reciclado;

     Português:

·     Leitura de diferentes gêneros textuais (rótulos, símbolos de embalagens, textos informativos oriundos dos materiais reciclados e outros);

·     Interpretação oral;

·     Interpretação escrita (coletiva);

·     Interpretação através de desenhos;

·     Produção de diferentes gêneros textuais (coletivo);

     Matemática:

·     Estudo das cores para a separação dos produtos recicláveis (azul-papel, verde-vidro, vermelho-plástico, amarelo-metais, marrom-orgânico);

·     Contagem da quantidade de tipos de materiais recicláveis;

·     Classificação dos materiais recicláveis;

·     Estudo dos numerais através de gráfico elaborado com os resultados da classificação e contagem dos recicláveis trazidos pelas crianças;

·     Quanto e quais os dias da semana acontece à coleta de lixo na rua

·     Em que o aluno reside;

·     Trabalhar adição e contagem através da brincadeira de boliche confeccionado com material reciclado feito pelos alunos;

·     Contagem de sacolinhas utilizadas pela família durante certo período;

·     Observar e identificar figuras geométricas na natureza e em embalagens;

http://2.bp.blogspot.com/-UM7ItJyDXX4/Tcr6kgsb5SI/AAAAAAAARFM/klKoxucvqi0/s1600/09-caritas-ecol-gicas.jpg

     Historia e Geografia:

·     A coleta de lixo no nosso bairro (existência de coleta seletiva);

·     Onde os lixos são despejados;

·     Campanha de reciclagem (cooperativas);

·     Ganhos da reciclagem;

·     Origem de doenças provenientes do lixo mal armazenado em especial a Dengue que vem se alastrando por Sorocaba.


     Ciências:

·     O que é lixo na verdade?

·     Os perigos dos lixos acumulados;

·     Higiene no meio escolar (campanha de conscientização para os alunos menores);

·     Alerta sobre a dengue (causador, sintomas, tratamento e profilaxia);

·     A função dos micróbios na transformação do lixo orgânico em adubo.


     Artes:

·     Desenhos;

·     Pinturas;

·     Confecção de brinquedos e jogos com sucatas;

·     Leituras visuais (poluição);

·     Teatro de fantoches;

·     Musicas (bandinha de instrumentos feitos com sucata);

·     Maquete de criadouros do (Ciências);

·     Confecção de cartazes;

·     Sacolas ecológicas (dia das mães e pais).


     Pedagogia Empreendedora:

·     Feira para troca de brinquedos confeccionados com sucata.

0 comentários:

Postar um comentário