quarta-feira, 23 de maio de 2012

Proposta de Trabalho Fonoaudiológico Escola Especial Tânia Regina 2012.


KAREN
Proposta de Trabalho
Fonoaudiológico
 Escola Especial Tânia Regina 2012.

 Introdução:

A comunicação é um processo de transferência de uma mensagem de um emissor para um receptor, no entanto, podemos nos comunicar de diferentes formas, como por exemplo: Pela linguagem falada, por gestos, expressões corporais ou faciais. Quando desejamos passar uma mensagem à um outro indivíduo de forma consciente, esta mensagem deverá ser formulada, sendo que muitas vezes as pessoas que tem algum tipo de comprometimento intelectual ou motor encontram certa dificuldade neste aspecto. Sendo assim, apontando tal dificuldade, este projeto de trabalho tem por finalidade visar a atuação fonoaudiológica na Escola Especial Tânia Regina, dando prioridade a comunicação de forma geral, tendo em vista as limitações de cada paciente.

 Justificativa:

            O Serviço de Fonoaudiologia tem como proposta de trabalho, trabalhar os aspectos da comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição. Sendo assim, serão realizadas atividades lúdicas e reais que visam desenvolver conceitos como a comunicação de uma maneira geral, o bom relacionamento interpessoal e a memória de curto prazo, tendo também a necessidade dos alunos em aperfeiçoarem-se neste aspecto.

 Objetivos gerais:

 Estimular a comunicação, assim como os aspectos nela envolvidos visando a interação social e proporcionando melhor qualidade de vida aos alunos da Escola Especial Tânia Regina.
 
 Objetivos específicos

à Estimular a linguagem oral e escrita;
à Estimular a comunicação por meio de gestos;
à Estimular o relacionamento interpessoal;
            à Estimular a memória de curto prazo;
            à Trabalhar os aspectos vocais;
            àTrabalhar os aspectos da função orofacial;
            à Estimulação das funções de deglutição

 Metodologia:

            Este projeto de trabalho terá início no dia 01 de fevereiro de 2012, no horário das 13:30 às 17:30hrs, tendo duração de 4 horas de atendimento, sendo parte do tempo reservada a orientações da equipe pedagógica e atendimento aos pais quando necessário.
 
Estratégias:

            Trabalharemos com os alunos por meio de atividades lúdicas e reais, sempre estimulando a participação de todos, para que os mesmos alcancem os objetivos propostos dentro de suas limitações pessoais. 

Ø  Serviço de Assessoria Fonoaudiológica

Na escola este serviço tem como finalidade as seguintes modalidades:

1.      Atendimento Educacional Especializado:
2.      Anamnese: entrevista com família e/ou responsáveis pelos educandos, com o objetivo de investigar e conhecer aspectos do desenvolvimento do sujeito e seu contexto familiar e social, que possam agregar elementos às estratégias de intervenção Fonoaudiológica.
3. Avaliação Inicial: realizada, com o objetivo de estimar e investigar o nível de desenvolvimento do sujeito nos mais diversos aspectos, sendo este instrumento fundamental para posteriores encaminhamentos.
4. Intervenção Individual: com base nos dados obtidos na avaliação, a fonoaudióloga procura elaborar o planejamento terapêutico a ser desenvolvido sistematicamente com o educando, a fim de prevenir, atenuar, habilitar e/ou reabilitar quanto aos distúrbios fonoaudiológicos encontrados tendo um caráter educacional e reabilitatório.
 5. Intervenção em Grupo: atuação nas salas de aula, com todos os educandos daquele grupo, com objetivo de trabalhar os aspectos fonoaudiológicos pertinentes às necessidades destes
através de jogos, vivências e atividades extras que podem ou não, serem elaboradas com base nos temas desenvolvidos e planejados pelos professores.
6. Atuação com Comunicação Alternativa: atendimentos individuais e/ou em grupo (semanais), desenvolvidos a partir da necessidade destes, fazendo uso das figuras impressas  ou trabalhado diretamente no computador.
7. Atuação no Refeitório: em relação aos educandos que necessitam de cuidados especiais quanto ao seu cardápio diário, o Serviço de Fonoaudiologia atuará em parceria com profissionais da cozinha, da Fisioterapia e Professores. Esta intervenção é importante por considerar-se à alimentação um fator relacionado à qualidade de vida, diretamente ligado às funções de mastigação e deglutição, aspectos esses inerentes à ação fonoaudiológica.
 8. Orientações Técnicas: serão realizadas orientações conforme a necessidade de cada educando, aos professores, equipe técnica, profissionais da escola e aos pais dos educandos matriculados nessa instituição, com relação aos aspectos fonoaudiológicos, e fornecer encaminhamentos conforme necessário.
9.  Capacitações: desenvolver ações que contribuam para a capacitação dos profissionais da escola.
 10.  Atendimento Técnico Especializado: tem como proposta o atendimento reabilitatório específico aos educandos matriculados na escola, em sistema de sessões.
  11. Fonoaudilogia e Fisioterapia: busca através da parceria com o serviço de Fisioterapia promover aos educandos um programa de atividades, com base no método da Educação Condutiva, no qual incorpora todos os níveis de aprendizado: físico, motor, emocional, de linguagem e intelectual, em uma aprendizagem integral. No entanto, esta parceria procura desenvolver nos educandos além funcionalidade motora ativa e sua máxima independência,
questões relativas à iniciativa de comunicação e o desenvolvimento da linguagem compreensiva e expressiva, através da utilização do ritmo e da música.

Serviço de Assessoria Fonoaudiológica

            A assessoria dirige-se a equipe pedagógica da escola e aos pais que fazem parte deste contexto e são organizadas por diversos meios: palestras, avaliações fonoaudiológica e  atendimento aos pais.
            As palestras são direcionadas à capacitação e orientação, com temas de interesse da equipe e esclarecimentos sobre patologias fonoaudiológicas observadas na triagem ou avaliação.     As avaliações audiológica e fonoaudiológica são também foco do trabalho com solicitação, análise dos exames já solicitados pela escola e orientação à escola e aos pais da saúde auditiva dos alunos.
            Com relação aos pais, incluímos palestras com temas que destaquem a importância da parceria escola x família no processo de aprendizagem, o papel que o ambiente familiar tem na estruturação da linguagem e diversos outros temas que podem ser úteis para o  desenvolvimento dos alunos e suas famílias.
            É importante ressaltar que o trabalho de assessoria não visa somente temas relacionados aos alunos, mas também do cuidado com a saúde do professor, sua higiene vocal, noções profiláticas e também noções sobre as patologias da voz, colocando o profissional em lugar de destaque no seu ambiente de trabalho, objetivando a saúde, pois essa também é importante para a equipe.
Nesta proposta de trabalho serão realizadas:
 Palestras direcionadas a equipe pedagógica
      Palestras direcionadas ao pais e responsáveis
      Programa de orientação da saúde auditiva
      Programa de atendimento aos pais e responsáveis em horários marcados .



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