KAREN
Proposta de Trabalho
Fonoaudiológico
Escola Especial
Tânia Regina 2012.
Introdução:
A comunicação é um processo de transferência de uma mensagem de um
emissor para um receptor, no entanto, podemos nos comunicar de diferentes
formas, como por exemplo: Pela linguagem falada, por gestos, expressões
corporais ou faciais. Quando desejamos passar uma mensagem à um outro indivíduo
de forma consciente, esta mensagem deverá ser formulada, sendo que muitas vezes
as pessoas que tem algum tipo de comprometimento intelectual ou motor encontram
certa dificuldade neste aspecto. Sendo assim, apontando tal dificuldade, este
projeto de trabalho tem por finalidade visar a atuação fonoaudiológica na
Escola Especial Tânia Regina, dando prioridade a comunicação de forma geral,
tendo em vista as limitações de cada paciente.
Justificativa:
O Serviço de
Fonoaudiologia tem como proposta de trabalho, trabalhar os aspectos da
comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento,
distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva,
na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz,
nas funções orofaciais e na deglutição. Sendo assim, serão realizadas
atividades lúdicas e reais que visam desenvolver conceitos como a comunicação
de uma maneira geral, o bom relacionamento interpessoal e a memória de curto
prazo, tendo também a necessidade dos alunos em aperfeiçoarem-se neste aspecto.
Objetivos gerais:
Estimular a comunicação, assim
como os aspectos nela envolvidos visando a interação social e proporcionando
melhor qualidade de vida aos alunos da Escola Especial Tânia Regina.
Objetivos específicos
à
Estimular a linguagem oral e escrita;
à
Estimular a comunicação por meio de gestos;
à
Estimular o relacionamento interpessoal;
à Estimular a memória de
curto prazo;
à Trabalhar os aspectos
vocais;
àTrabalhar os aspectos
da função orofacial;
à Estimulação das
funções de deglutição
Metodologia:
Este projeto de trabalho terá início
no dia 01 de fevereiro de 2012, no horário das 13:30 às 17:30hrs, tendo duração
de 4 horas de atendimento, sendo parte do tempo reservada a orientações da
equipe pedagógica e atendimento aos pais quando necessário.
Estratégias:
Trabalharemos com os alunos por meio
de atividades lúdicas e reais, sempre estimulando a participação de todos, para
que os mesmos alcancem os objetivos propostos dentro de suas limitações
pessoais.
Ø Serviço de Assessoria Fonoaudiológica
Na escola este serviço tem como finalidade as seguintes modalidades:
1.
Atendimento Educacional Especializado:
2.
Anamnese: entrevista com família
e/ou responsáveis pelos educandos, com o objetivo de investigar e conhecer aspectos
do desenvolvimento do sujeito e seu contexto familiar e social, que possam
agregar elementos às estratégias de intervenção Fonoaudiológica.
3.
Avaliação Inicial: realizada, com o objetivo de estimar e
investigar o nível de desenvolvimento do sujeito nos mais diversos aspectos,
sendo este instrumento fundamental para posteriores encaminhamentos.
4. Intervenção
Individual: com base nos dados obtidos na avaliação, a fonoaudióloga
procura elaborar o planejamento terapêutico a ser desenvolvido sistematicamente
com o educando, a fim de prevenir, atenuar, habilitar e/ou reabilitar quanto
aos distúrbios fonoaudiológicos encontrados tendo um caráter educacional e
reabilitatório.
5. Intervenção em Grupo: atuação nas salas
de aula, com todos os educandos daquele grupo, com objetivo de trabalhar os
aspectos fonoaudiológicos pertinentes às necessidades destes
através de
jogos, vivências e atividades extras que podem ou não, serem elaboradas com
base nos temas desenvolvidos e planejados pelos professores.
6. Atuação com Comunicação Alternativa: atendimentos individuais
e/ou em grupo (semanais), desenvolvidos a partir da necessidade destes, fazendo
uso das figuras impressas ou trabalhado
diretamente no computador.
7. Atuação no Refeitório: em relação aos educandos que
necessitam de cuidados especiais quanto ao seu cardápio diário, o Serviço de
Fonoaudiologia atuará em parceria com profissionais da cozinha, da Fisioterapia
e Professores. Esta intervenção é importante por considerar-se à alimentação um
fator relacionado à qualidade de vida, diretamente ligado às funções de
mastigação e deglutição, aspectos esses inerentes à ação fonoaudiológica.
8. Orientações Técnicas:
serão realizadas orientações conforme a necessidade de cada educando, aos
professores, equipe técnica, profissionais da escola e aos pais dos educandos
matriculados nessa instituição, com relação aos aspectos fonoaudiológicos, e
fornecer encaminhamentos conforme necessário.
9. Capacitações:
desenvolver ações que contribuam para a capacitação dos profissionais da escola.
10. Atendimento Técnico Especializado: tem como proposta o atendimento reabilitatório
específico aos educandos matriculados na escola, em sistema de sessões.
11. Fonoaudilogia e
Fisioterapia: busca através da parceria com o serviço de
Fisioterapia promover aos educandos um programa de atividades, com base no
método da Educação Condutiva, no qual incorpora todos os níveis de aprendizado:
físico, motor, emocional, de linguagem e intelectual, em uma aprendizagem
integral. No entanto, esta parceria procura desenvolver nos educandos além
funcionalidade motora ativa e sua máxima independência,
questões relativas à iniciativa de comunicação e o desenvolvimento da
linguagem compreensiva e expressiva, através da utilização do ritmo e da
música.
Serviço de Assessoria
Fonoaudiológica
A assessoria dirige-se a equipe
pedagógica da escola e aos pais que fazem parte deste contexto e são
organizadas por diversos meios: palestras, avaliações fonoaudiológica e atendimento aos pais.
As palestras são direcionadas à
capacitação e orientação, com temas de interesse da equipe e esclarecimentos
sobre patologias fonoaudiológicas observadas na triagem ou avaliação. As avaliações audiológica e fonoaudiológica
são também foco do trabalho com solicitação, análise dos exames já solicitados
pela escola e orientação à escola e aos pais da saúde auditiva dos alunos.
Com relação aos pais, incluímos
palestras com temas que destaquem a importância da parceria escola x família no
processo de aprendizagem, o papel que o ambiente familiar tem na estruturação
da linguagem e diversos outros temas que podem ser úteis para o desenvolvimento dos alunos e suas famílias.
É importante ressaltar que o
trabalho de assessoria não visa somente temas relacionados aos alunos, mas
também do cuidado com a saúde do professor, sua higiene vocal, noções
profiláticas e também noções sobre as patologias da voz, colocando o
profissional em lugar de destaque no seu ambiente de trabalho, objetivando a saúde,
pois essa também é importante para a equipe.
Nesta
proposta de trabalho serão realizadas:
Palestras direcionadas a equipe pedagógica
Palestras direcionadas ao pais e
responsáveis
Programa de orientação da saúde auditiva
Programa de atendimento aos pais e responsáveis
em horários marcados .
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