quarta-feira, 23 de maio de 2012

OBJETIVOS DE NOSSO TRABALHO


Ø     

escola especial
tania regina



Pré -.Alfabetizadas 

O atendimento será direcionado aos educandos que estão passando pelo processo de pré-aquisição da leitura e escrita, o qual manifesta-se por fases, e tem início a partir da formação abstrata de conceitos, até a aquisição da linguagem escrita. No Pré - Alfa o trabalho oferecido terá um olhar minucioso sobre o processo de construção abstrata de conceitos, traçando metas e estratégias que solidifiquem aquilo que ainda está em fase conceitual, transformando em real e assim desenvolvendo-se de uma forma processual. Cabe ressaltar que o trabalho pautado na zona de desenvolvimento proximal não se fecha, mas sim se impulsiona a cada passo.
Também respeitando o processo de desenvolvimento e aprendizagem dos educandos, esta modalidade prevê o atendimento em dois blocos de ação, com currículo diferenciado, segundo a faixa etária, sendo um de 7 à 12 anos e outro de 12 à 16 anos.

Ø         Alfa

Nesta modalidade de atendimento o objetivo é aprimoramento do desenvolvimento conceitual que vem sendo trabalhado desde a Educação Infantil, sendo mais sistematizado no Pré – Alfa e aprofundado no presente atendimento. A continuidade desse processo de alfabetização de uma forma mais aplicada e sistematizada vai garantir aos que, por esta etapa passarem, adquirirem o ritmo necessário para as posteriores modalidades de trabalho, sendo elas oferecidas pela própria escola.
Nesta fase surgirão os indícios dos possíveis encaminhamentos para o Núcleo de Desenvolvimento e Educação de Jovens e Adultos pois, além de trabalhar com a alfabetização o módulo irá proporcionar o contato inicial com informações ligadas ao mundo do trabalho.

 Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Tem por objetivo desempenhar estratégias ligadas ao mundo do trabalho, procurando construir nos educandos valores e hábitos pertinentes a esta cultura.
Oferece também outras modalidades de atendimento a educandos que, no momento, não estão preparados para executar ações relacionadas à educação e trabalho, porém necessitam de intervenções que venham ao encontro de sua realidade e que, possibilitem um desenvolvimento pautado no crescimento pessoal e de grupo, respeitando a individualidade e ao mesmo tempo a coletividade.
Este, atende adolescentes e adultos.

Ø    Atividades Laborativas Ocupacionais :

            O trabalho educacional visa ações relativas à elaboração e ampliação de conceitos, organização do pensamento e serviços de “assistência conduzida” nas áreas de psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia, tendo em vista as vivências e contato social com o intuito de alcançar a melhoria da qualidade de vida dos educandos.
O processo terapêutico deverá ser aplicado de maneira alternativa, simultaneamente às atividades educacionais incluindo-se encaminhamentos, adaptações e inovações em relação ao esporte, artes, lazer e outras necessidades a serem supridas ou mesmo oportunizadas.

Dentro da proposta desta modalidade, há possibilidade de educandos receberem atendimento integral, caracterizando desta forma o Atendimento Dia.

Ø  Grupos de Trabalho :

Será introduzida as questão do trabalho com a diversidade, a riqueza das interações sociais e vivências particulares a cada educando.
No entanto, por meio deste, busca-se a autonomia, ampliação da auto-estima e maior independência nas atividades de vida diária e a própria inclusão social, proporcionando atividades relacionadas à alfabetização, habilidades manuais, vivências e artes.
Os educandos integrantes desta poderão ser encaminhados para outras modalidades deste núcleo, ou mesmo para a comunidade.

Ø    Grupo de Convivência :

Esta modalidade procura desenvolver um trabalho diversificado e alternativo, que seja vital e útil aos educandos, de maneira divertida, criativa e motivadora. Prioriza-se que a aprendizagem seja significativa e agradável, considerando que alguns educandos com perfil para esta modalidade freqüentam a instituição há longo tempo ou apresentam característica compatíveis entre si numa faixa etária mais avançada com outros interesses e perspectivas em relação aos espaços educacionais.
Nesse sentido, será levado em conta as características do grupo para delimitar um currículo flexível que possa ser abrangente em relação à demanda de interesses e preferências estabelecidas entre educandos e educador no dia-a-dia da escola.

A intenção é promover situações reais que contextualizem a aprendizagem de conhecimentos com aplicação mais imediata para suas vidas em direção a ação para resolução de problemas e para a promoção de novas competências que favoreçam e ampliem o convivo social, o auto-conhecimento e a auto-estima, aspectos importantes para melhoria da qualidade de vida e inclusão social.
                                          
 Educação Profissional

Entendendo a necessidade de promover o acesso dos educandos no mercado de trabalho e levando-se em consideração que o mundo vem
passando por mudanças constantes e rápidas e, que consequentemente, os desafios são maiores a cada dia, entende-se que o preparo dos profissionais deverá estar voltado para o desenvolvimento de competências que promovam a empregabilidade.
Com esse objetivo a educação profissional através de ações específicas e temas pertinentes, busca à apropriação, qualificação e construção de hábitos e posturas necessárias para o ingresso dos educandos ao mundo de trabalho.
Os desafios são maiores a cada dia, no entanto o preparo do profissional deverá estar cada vez mais voltado para o desenvolvimento de competências que promovam a empregabilidade. Estas habilidades devem ser aplicadas de forma a agregar valores às empresas, superando os desafios e competitividade existentes atualmente, ponderando que, mais importante que ter um emprego nos dias atuais, é a capacidade de se manter empregável.

O programa utilizar-se-á de modalidades que possibilitem uma adequação de propostas baseadas na política vigente de educação e
trabalho, procurando ofertar um atendimento mais amplo possível e que dê conta das várias características que envolvem a educação e trabalho.

Ø    Iniciação para o Trabalho

A oferta de atividades nessa modalidade tem por intuito a apresentação sistematizada de aspectos que permeiam o mundo do trabalho, procurando esgotar através de vivências o máximo de contato do educando com este sistema.
Torna-se necessária à utilização de elementos que venham agregar conhecimento para a formação do sujeito que por esta modalidade passar. Nesse sentido o desenrolar do proposto dar-se-á através de práticas, orientações e vivências. 
A utilização de estágios será de grande valia para a constituição de hábitos necessários para que o sujeito adquira através da prática, experiência profissional e habilidade no convívio social, bem como a participação em cursos de formação que venham fomentar o currículo dos educandos, podendo estes ocorrer dentro ou fora de nossa instituição, por intermédio de agências de formação e captação de recursos humanos.
Também serão trabalhados aspectos ligados à alfabetização, procurando utilizar elementos da educação de jovens e adultos, objetivando um desenvolvimento harmonioso entre o ato de executar e o ato de refletir, levando em conta as potencialidades, aptidões e realidades dos educandos.
Com esta proposta, buscaremos alcançar o crescimento e maturação do sujeito, tornando-o um profissional preparado para atuar com sucesso na sociedade em todos os aspectos, bem como proporcionar uma visão diferenciada em relação à cultura do trabalho dentro e fora da escola.


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