Ø
escola especial
tania regina
Pré -.Alfabetizadas
O
atendimento será direcionado aos educandos que estão passando pelo processo de
pré-aquisição da leitura e escrita, o qual manifesta-se por fases, e tem início
a partir da formação abstrata de conceitos, até a aquisição da linguagem
escrita. No Pré - Alfa o trabalho oferecido terá um olhar minucioso sobre o
processo de construção abstrata de conceitos, traçando metas e estratégias que
solidifiquem aquilo que ainda está em fase conceitual, transformando em real e
assim desenvolvendo-se de uma forma processual. Cabe ressaltar que o trabalho
pautado na zona de desenvolvimento proximal não se fecha, mas sim se impulsiona
a cada passo.
Também
respeitando o processo de desenvolvimento e aprendizagem dos educandos, esta
modalidade prevê o atendimento em dois blocos de ação, com currículo
diferenciado, segundo a faixa etária, sendo um de 7 à 12 anos e outro de 12 à
16 anos.
Ø
Alfa
Nesta
modalidade de atendimento o objetivo é aprimoramento do desenvolvimento
conceitual que vem sendo trabalhado desde a Educação Infantil, sendo mais
sistematizado no Pré – Alfa e aprofundado no presente atendimento. A
continuidade desse processo de alfabetização de uma forma mais aplicada e
sistematizada vai garantir aos que, por esta etapa passarem, adquirirem o ritmo
necessário para as posteriores modalidades de trabalho, sendo elas oferecidas
pela própria escola.
Nesta
fase surgirão os indícios dos possíveis encaminhamentos para o Núcleo de
Desenvolvimento e Educação de Jovens e Adultos pois, além de trabalhar com a
alfabetização o módulo irá proporcionar o contato inicial com informações
ligadas ao mundo do trabalho.
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Tem por
objetivo desempenhar estratégias ligadas ao mundo do trabalho, procurando
construir nos educandos valores e hábitos pertinentes a esta cultura.
Oferece
também outras modalidades de atendimento a educandos que, no momento, não estão
preparados para executar ações relacionadas à educação e trabalho, porém
necessitam de intervenções que venham ao encontro de sua realidade e que,
possibilitem um desenvolvimento pautado no crescimento pessoal e de grupo,
respeitando a individualidade e ao mesmo tempo a coletividade.
Este,
atende adolescentes e adultos.
Ø Atividades Laborativas Ocupacionais :
O trabalho educacional visa ações
relativas à elaboração e ampliação de conceitos, organização do pensamento e
serviços de “assistência conduzida” nas áreas de psicologia, fonoaudiologia e
fisioterapia, tendo em vista as vivências e contato social com o intuito de
alcançar a melhoria da qualidade de vida dos educandos.
O
processo terapêutico deverá ser aplicado de maneira alternativa,
simultaneamente às atividades educacionais incluindo-se encaminhamentos,
adaptações e inovações em relação ao esporte, artes, lazer e outras
necessidades a serem supridas ou mesmo oportunizadas.
Dentro da
proposta desta modalidade, há possibilidade de educandos receberem atendimento
integral, caracterizando desta forma o Atendimento Dia.
Ø Grupos de Trabalho :
Será introduzida as questão do trabalho com a diversidade, a
riqueza das interações sociais e vivências particulares a cada educando.
No entanto, por meio deste, busca-se a autonomia, ampliação
da auto-estima e maior independência nas atividades de vida diária e a própria
inclusão social, proporcionando atividades relacionadas à alfabetização,
habilidades manuais, vivências e artes.
Os educandos integrantes desta poderão ser encaminhados
para outras modalidades deste núcleo, ou mesmo para a comunidade.
Ø Grupo de Convivência :
Esta modalidade procura desenvolver um trabalho
diversificado e alternativo, que seja vital e útil aos educandos, de maneira
divertida, criativa e motivadora. Prioriza-se que a aprendizagem seja
significativa e agradável, considerando que alguns educandos com perfil para
esta modalidade freqüentam a instituição há longo tempo ou apresentam
característica compatíveis entre si numa faixa etária mais avançada com outros
interesses e perspectivas em relação aos espaços educacionais.
Nesse sentido, será levado em conta as características do
grupo para delimitar um currículo flexível que possa ser abrangente em relação
à demanda de interesses e preferências estabelecidas entre educandos e educador
no dia-a-dia da escola.
A intenção é promover situações reais que contextualizem a
aprendizagem de conhecimentos com aplicação mais imediata para suas vidas em
direção a ação para resolução de problemas e para a promoção de novas
competências que favoreçam e ampliem o convivo social, o auto-conhecimento e a
auto-estima, aspectos importantes para melhoria da qualidade de vida e inclusão
social.
Educação Profissional
Entendendo a necessidade de
promover o acesso dos educandos no mercado de trabalho e levando-se em
consideração que o mundo vem
passando por mudanças
constantes e rápidas e, que consequentemente, os desafios são maiores a cada
dia, entende-se que o preparo dos profissionais deverá estar voltado para o
desenvolvimento de competências que promovam a empregabilidade.
Com esse objetivo a
educação profissional através de ações específicas e temas pertinentes, busca à
apropriação, qualificação e construção de hábitos e posturas necessárias para o
ingresso dos educandos ao mundo de trabalho.
Os desafios são maiores a
cada dia, no entanto o preparo do profissional deverá estar cada vez mais
voltado para o desenvolvimento de competências que promovam a empregabilidade. Estas
habilidades devem ser aplicadas de forma a agregar valores às empresas, superando
os desafios e competitividade existentes atualmente, ponderando que, mais
importante que ter um emprego nos dias atuais, é a capacidade de se manter
empregável.
O programa utilizar-se-á de
modalidades que possibilitem uma adequação de propostas baseadas na política
vigente de educação e
trabalho, procurando
ofertar um atendimento mais amplo possível e que dê conta das várias
características que envolvem a educação e trabalho.
Ø Iniciação para o Trabalho
A oferta de atividades
nessa modalidade tem por intuito a apresentação sistematizada de aspectos que
permeiam o mundo do trabalho, procurando esgotar através de vivências o máximo
de contato do educando com este sistema.
Torna-se necessária à
utilização de elementos que venham agregar conhecimento para a formação do
sujeito que por esta modalidade passar. Nesse sentido o desenrolar do proposto
dar-se-á através de práticas, orientações e vivências.
A utilização de estágios
será de grande valia para a constituição de hábitos necessários para que o
sujeito adquira através da prática, experiência profissional e habilidade no
convívio social, bem como a participação em cursos de formação que venham
fomentar o currículo dos educandos, podendo estes ocorrer dentro ou fora de
nossa instituição, por intermédio de agências de formação e captação de
recursos humanos.
Também serão trabalhados
aspectos ligados à alfabetização, procurando utilizar elementos da educação de
jovens e adultos, objetivando um desenvolvimento harmonioso entre o ato de
executar e o ato de refletir, levando em conta as potencialidades, aptidões e
realidades dos educandos.
Com esta proposta,
buscaremos alcançar o crescimento e maturação do sujeito, tornando-o um
profissional preparado para atuar com sucesso na sociedade em todos os aspectos,
bem como proporcionar uma visão diferenciada em relação à cultura do trabalho
dentro e fora da escola.
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