Projeto copa do
mundo 2014
1. Justificativa
O futebol é uma das práticas
culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser
alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrincada de
significações. O futebol quando competitivo (profissional) visa à extração de
um campeão e, consequentemente, rotula vencedores e perdedores. Quando inserido
no contexto escolar, possui características específicas, sendo também permeado
por tensões, competições, exclusões, inclusões, etc. O futebol é uma das
maiores paixões do povo brasileiro. Neste período de copa do mundo devemos
aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas,
conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul trabalhando também os
temas transversais: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e
Consumo.
Objetivo Geral
Este projeto visa um
trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo são excelentes temas motivadores
para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, o futebol
assumiu um enorme espaço na nossa cultura. Conhecer as várias etnias e
culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em
diferenças de raça, idade, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
Objetivos Específicos Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada
país. Conhecer a história das copas. Identificar cada país e os dias que jogam.
Respeitar e compreender o trabalho coletivo. Período de Realização: Março a
Junho de 2014.
Metodologia ► Observação: Usar o
laboratório de informática sempre que possível. Sugestões de Trabalho
Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as
Copas. Temas Transversais Ética: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que
se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a
necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os
envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre...
Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias. Organizar
um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador. / Tipo de
roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e
Posição adequada para cantar o Hino Meio ambiente: Observar no meio ambiente as
mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os
aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira) Pluralidade
cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e
costumes de alguns países que nós brasileiros herdamos. Pode-se pedir que os
alunos definam racismo, preconceito e discriminação e criem situações
dramatizando esses conceitos para os colegas. Peça aos seus alunos que tragam
fotos de seus ídolos. Monte um mural com essas imagens. Verifique se há negros,
orientais e representantes de diversas etnias. Avalie com a turma a porcentagem
de ídolos brancos, negros e orientais. Quem tem mais destaque na TV? Matemática
Jogo bem calculado São muitos os números envolvidos numa competição: pontos,
gols, faltas, impedimentos... A Matemática oferece as ferramentas necessárias
para a turma interpretar esses dados, ler tabelas e fazer projeções.
2. Sugestões de
atividades:
· Construção de
gráficos para avaliar a evolução dos times.
· Identificação de
formas geométricas no campo.
· Utilização de
conhecimentos de geometria para entender as regras e as jogadas ensaiadas.
- que podem ser
reproduzidas numa maquete.
· Confecção de uma
tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros, saldo de gols e outros dados
significativos sobre o torneio.
· Análise das
informações de tabela da Copa do Mundo para solucionar problemas e fazer
projeções estatísticas · Criar problemas.
· Quantas vezes o Brasil foi
campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bicampeão)
Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.
Quantidade de jogadores num jogo de futebol. Os reservas da seleção (função)
Agenda da copa O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito,
etc...)
Língua Portuguesa
Poucos assuntos
provocam tantas discussões acaloradas como o futebol. O domínio da língua
portuguesa ajuda a construir argumentos coerentes e a expressar as ideias com
mais clareza e confiança.
Sugestões de
atividades:
· Pesquisa de
expressões futebolísticas que foram incorporadas ao vocabulário corrente: qual
o significado original de cada uma dessas expressões e o uso que ela ganhou no
idioma fora do contexto esportivo.
· Comparação da linguagem usada
pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas
revistas para descrever os jogos.
· Exercícios para
desenvolver a argumentação, habilidade fundamental em qualquer conversa.
· O Hino Nacional
- A letra do hino
enfatizando as palavras que as pessoas mais erram; pesquisa no dicionário do
significado das palavras mais difíceis.
· Organização de
Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores,
técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa).
· Leitura de noticiários diários –
textos jornalísticos, revistas, livros; leitura do texto: Jogo de bola (Cecília
Meireles).
Campeonatos mundiais
colocam em contato gente das mais diversas nacionalidades. O conhecimento de
outros idiomas possibilita comunicação com essas pessoas e acesso aos universos
culturais dos quais eles fazem parte. Sugestões de atividades:
· Análise das
expressões, imagens e gritos de guerra usados por torcedores das diferentes
seleções.
· Busca em jornais e
sites de notícias que falem sobre o desempenho do Brasil no maior torneio
de futebol do planeta.
· Pesquisa sobre as
origens do futebol na Inglaterra, pátria mãe da língua inglesa. · Criação de um
site bilíngue falando sobre o futebol brasileiro.
História Lances do
passado
No Brasil, o futebol
é mais que um esporte.
É uma manifestação
cultural - com uma história. Investigar suas raízes e transformações é uma
forma de ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados.
Sugestões de atividades:
· Pesquisa sobre o
processo que transformou esse esporte em "paixão nacional" ·
Identificação das características tipicamente brasileiras que estão
sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção · Interpretação de
charges que falem sobre a relação entre política e futebol.
· Discussão sobre o
patriotismo que surge na época da Copa, questionando por que ele não se mantém
vivo em outros momentos.
· História das Copas
· Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e
costumes) · Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus
adversários · Mãos de obra temporária que surge em razão da copa ·
Retrospectiva das Copas
3. Geografia
O mundo num estádio
Muito antes de se começar a falar em globalização, o esporte ignorava
fronteiras. Os conhecimentos geográficos facilitam a interpretação dessas
diferentes realidades que, a partir de maio, entrarão em campo. Sugestões de
atividades:
· Pesquisa sobre
aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos da África do Sul, o país-sede
da Copa, para posterior comparação com os mesmos indicados brasileiros.
· Levantamento dos
espaços - públicos e privados - usados para a prática do futebol na cidade de
Anápolis.
· Confecção de um
mapa com todos os países participantes da Copa, com destaque para o fuso
horário de cada um. (o conceito de fuso horário).
· A Copa também da
sentido ao mapa-múndi e a muitos nomes, fatos e conhecimentos geográficos e
históricos. (quem já tinha ouvido falar na República dos Camarões antes de os
"leões africanos" aparecem no cenário futebolístico, no Mundial de
1990); coloca no mesmo campo inimigos políticos (em 1998, os jogadores de Irã e
Estados Unidos trocaram flores no gramado).
· Aproveitar a
ocasião para explicar a dinâmica do sistema capitalista (a quantidade de marcas
de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores nos ajuda a
ver que não é só o futebol que está em jogo, mas o comércio de produtos, os
atletas estão inseridos num sistema econômico que vê tudo como mercadorias). ·
Localização no mapa da sede da Copa Ciências Experiências de Campo. Já é
tradição a Copa revelar novidades tecnológicas: Estádios ultra modernos, uniformes
com fibra especial, dieta para aumentar o rendimento dos atletas, avanços em
telecomunicações. Ótimas dicas para as aulas de Ciências. Sugestões de
atividades: · Demonstração de como as informações de imagem e som viajam de um
ponto a outro do planeta. · Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação
com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias. · Estudo do
funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que é adrenalina?
Quando ela é liberada? Quais os seus efeitos? Quais os nutrientes necessários
para um bom preparo físico? · A saúde: alimentação, prática de esportes, o
condicionamento físico, saúde mental, o repouso. · O fumo e o álcool: são
incompatíveis com a prática de esportes; ··. Arte Explosão de criatividade
Fantasias, bandeirinhas, faixas, cartazes. O Brasil vive um momento de grande
criatividade popular. Cabe ao professor estimular a turma a produzir e
interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios. Sugestões de
atividades:
· Análise das
mascotes das Copas, que retratam os países-sedes. Criação de um para
representar o Brasil.
· Estudo dos brasões
e símbolos das seleções, com origem, influências estéticas, cores e formas
utilizadas.
· Pesquisa de obras
artísticas sobre o futebol (Cândido Portinari, um dos nossos maiores pintores,
retratou um grupo de meninos disputando pelada em sua cidade natal
"Futebol em Brodósqui"). · Interpretação de letras de músicas e
gritos de guerra cantados pelas torcidas. · Observação da arquitetura dos
estádios, relacionando o estilo com o lugar que foram construídos. · A Bandeira
Brasileira - As bandeiras dos países que estão sediando a Copa - As bandeiras
dos demais países · Música de copas anteriores, músicas que abordam o tema
futebol (É Uma Partida de Futebol - Skank), bem como jingles antigos e recentes
com o tema futebol.. ANEXOS
4. É Uma Partida De
Futebol Skank Composição: Samuel Rosa E Nando Reis Bola na trave não altera o
placar Bola na área sem ninguém pra cabecear Bola na rede pra fazer o gol Quem
não sonhou em ser um jogador de futebol? A bandeira no estádio é um estandarte
A flâmula pendurada na parede do quarto O distintivo na camisa do uniforme Que
coisa linda é uma partida de futebol Posso morrer pelo meu time Se ele perder,
que dor, imenso crime Posso chorar, se ele não ganhar Mas se ele ganha, não
adianta Não há garganta que não pare de berrar A chuteira veste o pé descalço O
tapete da realeza é verde Olhando para bola eu vejo o sol Está rolando agora, é
uma partida de futebol O meio-campo é lugar dos craques Que vão levando o time
todo pro ataque O centroavante, o mais importante Que emocionante, é uma
partida de futebol O meu goleiro é um homem de elástico Os dois zagueiros tem a
chave do cadeado Os laterais fecham a defesa Mas que beleza é uma partida de futebol
Bola na trave não altera o placar Bola na área sem ninguém pra cabecear Bola na
rede pra fazer o gol Quem não sonhou em ser um jogador de futebol? O meio-campo
é lugar dos craques Que vão levando o time todo pro ataque O centroavante, o
mais importante, Que emocionante é uma partida de futebol ! Utêrêrêrê,
utêrêrêrê, utêrêrêrê, utêrêrêrê Poema – trava língua Jogo de Bola – Cecília
Meireles
5. A bela bola Rola:
A bela bola do Raul. Bola amarela, A da Arabela. A do Raul, Azul. Rola a
amarela E pula a azul. A bola é mole, É mole e rola. A bola pula. É bela e
pula. É bela, rola e pula, É mole, amarela, azul. A de Raul é de Arabela, E a
de Arabela é de Raul. Pra Frente Brasil (Copa De 1970) Hinos Composição: Miguel
Gustavo Noventa milhões em ação, Pra frente Brasil, Do meu coração... Todos
juntos vamos, Pra frente Brasil, Salve a Seleção! De repente É aquela corrente
pra frente, Parece que todo o Brasil deu a mão... Todos ligados na mesma
emoção... Tudo é um só coração! Todos juntos vamos, Pra frente Brasil! Brasil !
Salve a Seleção!!!
6. As mascotes das
Copas do Mundo
Desde a Copa do Mundo de 1966, cada Copa contou com uma mascote.
Este personagem serve para divulgar e representar de forma divertida e até
informativa o grande evento de futebol mundial. Geralmente ele representa um ou
mais aspectos importantes da cultura do país sede. As mascotes estão em
qualquer evento de grande porte, a Copa do Mundo não poderia ser diferente. A
Copa do Mundo é um evento visto com bilhões de pessoas e que envolve bilhões de
dólares. Você sabe a origem da palavra mascote? Na década de 1860 a palavra
provençal "masco" foi utilizada para o que é definido hoje como
mascote. As mascotes se tornaram no século XX um poderoso instrumento para
impulsionar as vendas de produtos relativas aos eventos e para caracterizá-los.
As mascotes das copas 1. Inglaterra - 1966 - Willie, um leão. 2. México -1970 -
Juanito, um garoto com sombreiro. 3. Alemanha Ocidental - 1974 - Tip e Tap,
dois jovens. 4. Argentina - 1978 - Gauchito, um menino. 5. Espanha 1982-
Naranjito, uma laranja 6. México -1986 - Pique, uma pimenta 7. Itália - 1990-
Ciao, um boneco 8. EUA de 1994 - Striker, um cachorro 9. França de1998 -
Footix, um galo 10. Coréia do Sul e Japão - 2002 Ato, Kaz e Nik, criaturas do
futuro 11. Alemanha - 2006 - Goleo VI e Pille, um leão e uma bola falante 12.
África do Sul - 2010 - Kazumi, um leopardo. 13. Brasil -2014 –Fuleco, um
tatu-bola
7. HISTÓRIA DAS
COPAS DO MUNDO
De quatro em quatro
anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a
Copa do Mundo de Futebol. A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em
1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial:
a FIFA (Federation International Football Association). A primeira edição da
Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de
apenas 16 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de
eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e
pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet. Nas duas copas seguintes
(1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946,
a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial. Em
1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros
ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil
chegou à final contra o Uruguai. A final realizada no recém construído Maracanã
(Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores.
Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia
conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se
campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol. O Brasil
sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada
na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira,
aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos:
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Quatro anos após a conquista na Suécia, o
Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção
brasileira conquistou pela segunda vez a taça. Em 1970, no México, com uma
equipe formada por excelentes jogadores (Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto
Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez campeão do mundo ao
vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito
de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet. Após o título de 1970,
o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A conquista voltou a ocorrer
em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário,
nossa seleção venceu a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro
anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para
o pais anfitrião: a França. Em 2002, na Copa do Mundo do Japão / Coréia do Sul,
liderada pelo goleador Ronaldo, o Brasil sagrouse Penta campeão ao derrotar a
seleção da Alemanha por 2 a 0. Em 2006, foi realizada a Copa do Mundo da
Alemanha. A competição retornou para os gramados da Europa. O evento foi muito
disputado e repleto de emoções, como sempre foi. A Itália sagrou-se campeã ao
derrotar, na final, a França pelo placar de 5 a 3 nos pênaltis. No tempo
normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1. Em 2010, pela primeira vez na
história, a Copa do Mundo será realizada no continente africano. A África do
Sul será a sede do evento. Em 2014, a Copa do Mundo será realizada no Brasil. O
evento retornará ao território brasileiro após 64 anos, pois foi em 1950 que
ocorreu a última copa no Brasil. Curiosidades sobre a História da Copa do Mundo
de Futebol O recorde de gols em Copas é do francês Fontaine com 13 gols; O
Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo; O Brasil é o
país com mais títulos conquistados: total de cinco; Alemanha e Itália foram
três vezes campeãs, seguidas das bi-campeãs Argentina e Uruguai. Inglaterra e
França possuem apenas um título cada; A Copa do Mundo é o segundo maior evento
esportivo do planeta; As Copas do Mundo da França (1998) e Japão / Coréia do
Sul (2002) foram às únicas que tiveram a participação de 32 seleções. A Copa do
Mundo da Alemanha 2006 teve o mesmo número de seleções participantes. Os
campeões de todos os tempos- Uruguai (1930) / Itália (1934) / Itália (1938) /
Uruguai (1950) / Alemanha (1954) / Brasil (1958) / Brasil(1962) / Inglaterra
(1968) / Brasil (1970) / Alemanha (1974) / Argentina (1978) / Itália (1982) /
Argentina(1986) / Alemanha (1990) / Brasil (1994) / França (1998) / Brasil
(2002), Itália (2006). Espanha (2010) História do Futebol - O futebol é um dos
esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte
desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa atraente. Origem do
futebol Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol,
historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas
antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a
definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por
este tipo de esporte desde os tempos antigos. O futebol tornou-se tão popular
graças a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as
traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com
o futebol. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no
quintal de casa, desde cedo jovens de vários
8. cantos do mundo
começam a praticar o futebol. Origens do futebol na China Antiga Na China
Antiga, por volta de 3000 a.C, os militares chineses praticavam um jogo que na
verdade era um treino militar. Após as guerras, formavam equipes para chutar a
cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeças dos inimigos foram sendo
substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. Formavam-se duas equipes
com oito jogadores e o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair
no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas
eram ligadas por um fio de cera. Origens do futebol no Japão Antigo No Japão
Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porém se
chamava Kemari. Praticado por integrantes da corte do imperador japonês, o
kemari acontecia num campo de aproximadamente 200 metros quadrados. A bola era
feita de fibras de bambu e entre as regras, o contato físico era proibido entre
os 16 jogadores (8 para cada equipe). Historiadores do futebol encontraram
relatos que confirmam o acontecimento de jogos entre equipes chinesas e
japonesas na antiguidade. Origens do futebol na Grécia e Roma Os gregos criaram
um jogo por volta do século I a.C que se chamava Episkiros. Neste jogo,
soldados gregos dividiam-se em duas equipes de nove jogadores cada e jogavam
num terreno de formato retangular. Na cidade grega de Esparta, os jogadores,
também militares, usavam uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou
terra. O campo onde se realizavam as partidas, em Esparta, eram bem grandes, pois
as equipes eram formadas por quinze jogadores. Quando os romanos dominaram a
Grécia, entraram em contato com a cultura grega e acabaram assimilando o
Episkiros, porém o jogo tomou uma conotação muito mais violenta. O futebol na
Idade Média Há relatos de um esporte muito parecido com o futebol, embora
usava-se muito a violência. O Soule ou Harpastum era praticado na Idade Média
por militares que dividiam-se em duas equipes : atacantes e defensores. Era
permitido usar socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos. Há relatos
que mostram a morte de alguns jogadores durante a partida. Cada equipe era
formada por 27 jogadores, onde grupos tinham funções diferentes no time:
corredores, dianteiros, sacadores e guarda-redes. Na Itália Medieval apareceu um
jogo denominado gioco del calcio. Era praticado em praças e os 27 jogadores de
cada equipe deveriam levar a bola até os dois postes que ficavam nos dois
cantos extremos da praça. A violência era muito comum, pois os participantes
levavam para campo seus problemas causados, principalmente por questões sociais
típicas da época medieval. O barulho, a desorganização e a violência eram tão
grandes que o rei Eduardo II teve que decretar uma lei proibindo a prática do
jogo, condenando a prisão os praticantes. Porém, o jogo não terminou, pois
integrantes da nobreza criaram um nova versão dele com regras que não permitiam
a violência. Nesta nova versão, cerca de doze juízes deveriam fazer cumprir as
regras do jogo. O futebol chega à Inglaterra – Pesquisadores concluíram que o
gioco de calcio saiu da Itália e chegou a Inglaterra por volta do século XVII.
Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e
sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas
seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro
e enchida com ar. Com regras claras e objetivas, o futebol começou a ser
praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Aos poucos foi se
popularizando. No ano de 1848, numa conferência em Cambridge, estabeleceu-se um
único código de regras para o futebol. No ano de 1871 foi criada a figura do
guarda redes (goleiro) que seria o único que poderia colocar as mãos na bola e
deveria ficar próximo ao gol para evitar a entrada da bola. Em 1875, foi estabelecida
a regra do tempo de 90 minutos e em 1891 foi estabelecido o pênalti, para punir
a falta dentro da área. Somente em 1907 foi estabelecida a regra do
impedimento. O profissionalismo no futebol foi iniciado somente em 1885 e no
ano seguinte seria criada, na Inglaterra, a International Board, entidade cujo
objetivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol quando
necessário. No ano de 1897, uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians
fez uma excursão fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em
diversas partes do mundo. Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo
de organizar torneios e campeonatos internacionais. No ano de 1904, foi criada
a FIFA (Federação Internacional de Futebol Association) que organiza até hoje o
futebol em todo mundo. História do Futebol no Brasil - Nascido no bairro
paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de
idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em
1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras.
Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil.
O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizados em 15 de abril de 1895
entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os
funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre FUNCIONÁRIOS DA
COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIARIA SÃO PAULO RAILWAY. O primeiro time a se
formar no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC, fundado em 13 de maio de 1888. No início,
o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada à
participação de negros em times de futebol. Em 1950, a Copa do Mundo foi
realizada no Brasil, sendo que a seleção brasileira perdeu o título, em pleno
Maracanã, para a seleção Uruguaia (Uruguai 2 x Brasil 1). Em 2014, a Copa do
Mundo de Futebol será realizada novamente no Brasil. Você sabia? - Comemora-se
em 19 de julho o Dia do Futebol. O inglês Charles Miller : pai do futebol no Brasil.
Língua Portuguesa
Desde a Copa do Mundo de 1966, cada Copa contou com uma mascote. Este personagem serve para divulgar e representar de forma divertida e até informativa o grande evento de futebol mundial. Geralmente ele representa um ou mais aspectos importantes da cultura do país sede. As mascotes estão em qualquer evento de grande porte, a Copa do Mundo não poderia ser diferente. A Copa do Mundo é um evento visto com bilhões de pessoas e que envolve bilhões de dólares. Você sabe a origem da palavra mascote? Na década de 1860 a palavra provençal "masco" foi utilizada para o que é definido hoje como mascote. As mascotes se tornaram no século XX um poderoso instrumento para impulsionar as vendas de produtos relativas aos eventos e para caracterizá-los. As mascotes das copas 1. Inglaterra - 1966 - Willie, um leão. 2. México -1970 - Juanito, um garoto com sombreiro. 3. Alemanha Ocidental - 1974 - Tip e Tap, dois jovens. 4. Argentina - 1978 - Gauchito, um menino. 5. Espanha 1982- Naranjito, uma laranja 6. México -1986 - Pique, uma pimenta 7. Itália - 1990- Ciao, um boneco 8. EUA de 1994 - Striker, um cachorro 9. França de1998 - Footix, um galo 10. Coréia do Sul e Japão - 2002 Ato, Kaz e Nik, criaturas do futuro 11. Alemanha - 2006 - Goleo VI e Pille, um leão e uma bola falante 12. África do Sul - 2010 - Kazumi, um leopardo. 13. Brasil -2014 –Fuleco, um tatu-bola
Nenhum comentário:
Postar um comentário