Como
planejamos atividades para uma educação especial ou estudantes de uma
sala de recursos? Como em qualquer consideração na educação de necessidades
especiais, é essencial entender o que são estas necessidades especiais. Os
estudantes têm dificuldades físicas ou emocionais? Há estudantes incapazes
quanto ao desenvolvimento? Visão ou audição prejudicada? Podemos então basear
nossas atividades em torno das necessidades. Aqui estão algumas considerações
gerais, seguidas depois por outras mais específicas. Vamos aos tópicos:
1.
Seja atento aos fatores estressantes únicos que seus estudantes com necessidades especiais
enfrentam. O que poderia parecer divertido para um estudante comum pode ser
aterrorizante para um estudante autista.
2.
Monitore a estimulação sensorial: novos sons, aromas, sabores e toques.
3.
Mudanças são muito difíceis para muitos
estudantes com necessidades especiais. Sua zona de conforme é estreita;
novidades podem sem muito intimidantes. Assegure-os de sua segurança pessoal.
4.
Limite as variáveis no ambiente. Muitos
estudantes sofrem de sobrecarga sensorial, então, mantenha as coisas tão
consistentes quanto possível. Mesmo ir a aulas como arte ou música pode ser
traumático.
5.
Esteja preparado para períodos
difíceis, sendo calmo e consistente. Isto estruturará a confiança de seus alunos em situações novas.
6.
Discuta opções com os alunos. Muitas
vezes uma criança com necessidades especiais só consegue ver uma opção – “bater
ou correr”. Faça sessões de brainstorm com eles sobre o que fazer quando se
sentem em perigo (pedir ajuda a um adulto, entrar em um corredor, etc).
7.
Complete suas ações alertando outros
integrantes da equipe ou adultos sobre os planos do aluno.
8.
Seja franco com seus outros alunos,
especialmente os “normais”. Explique a situação e assegure a eles que serão
mantidos seguros. Fale a eles sobre como interagir com alunos com necessidades
especiais.
9.
Quando selecionar atividades, fale com
seus alunos. Pergunte como se sentem e o que apreciariam. Esta tende a ser uma
boa hora para uma lição de linguagem. Escreva seus pensamentos no quadro, Use
um quadro SQA se eles puderem fazer isto (S – o que eu sei sobre o que estamos
fazendo, Q – o que eu quero aprender, A – o que eu aprendi). O quadro é
encerrado após a atividade.
10.
Para atividades dentro de sala de aula,
opte pelo simples em vez do complicado. Este conselho aplica-se a todos os
alunos. Eles têm uma oportunidade maior de êxito. A maior meta para a maioria
das atividades é interação positiva em geral e comunicação, juntamente com
exposição a novas coisas.
Créditos: Como fazer
tudo/ GENTE MIÚDA
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