PROJETO
DE FISIOTERAPIA
Introdução
A marcha é definida como a maneira ou o estilo de
andar. Um dos atributos da marcha normal, em comparação com a maioria dos
padrões patológicos, é a ampla latitude de velocidades de marcha segura e
confortável que são disponíveis. Assim, uma descrição do padrão de marcha de um
indivíduo, ordinariamente, inclui a velocidade de locomoção (metros por
segundo) e o número de passos por minuto; isto também é chamado cadência, bem
como outras características do padrão de marcha.
Marcha é uma sequencia repetitiva de movimentos dos
membros inferiores que move o corpo para frente enquanto simultaneamente mantém
a estabilidade no apoio. Na marcha um membro atua como um suporte móvel, em
contato com o solo enquanto o membro contralateral
avança no ar, os conjuntos de movimentos corporais se repetem de forma cíclica e
os membros invertem os seus papéis a cada passo. Andar não é simplesmente colocar
um pé após o outro, mas sim um conjunto de movimentos rítmicos e alternados do
tronco e extremidades visando à locomoção do corpo. Para que a marcha se torne um conjunto de movimentos
coordenados e eficientes é necessária à manutenção através do sistema nervoso
central, ou seja, envolve a manutenção do equilíbrio em ângulo reto com a
direção do movimento.
Existem
muitas variações da marcha, de uma
pessoa para outra. Numa observação habitual, uma pessoa pode ser identificada
por suas passadas, notadamente, pelo seu
ritmo e suavidade. A maneira de andar e o porte podem até mesmo fornecer indícios
da personalidade e da profissão de um indivíduo ,se tivermos uma marcha
adequada sempre teremos uma boa postura.
Postura
é a posição assumida pelo corpo, quer seja por meio da ação integrada dos
músculos operando durante os movimentos, quer seja quando mantida durante
inatividade muscular. A Academia Americana de Ortopedia conceitua postura como
um estado de equilíbrio dos músculos e ossos, com capacidade para proteger as
demais estruturas do corpo humano de traumatismos, seja na posição em pé, sentada
ou deitada.
Uma postura adequada advém da capacidade dos
ligamentos, cápsulas e tônus muscular para suportar o corpo ereto,
possibilitando sua permanência em uma mesma posição por períodos prolongados,
com baixo consumo energético, mínimo estresse aplicado nas articulações e sem
apresentar desconforto. Deve-se considerar, portanto, que o padrão de postura
adequada varia para cada indivíduo, uma vez que duas pessoas nunca são
idênticas.
A postura corporal e a locomoção normal exigem
integridade da função vestibular, da propriocepção, da visão qualquer
alteração em algum desses sistemas acarretará em um comprometimento
durante as fases da marcha.
Justificativa
Trabalho com a criança em grupo,proporcionando um
melhor relacionamento entre eles,uma melhor conduta em sala de aula,e visando a
melhora na qualidade de vida.
Trata-se de um projeto diferenciado ao qual, os alunos na escola se beneficiariam e teriam
uma melhora na qualidade de vida e uma melhora na qualidade de ensino,pois com tudo
isso melhoraria a concentração e desempenho deles em sala de aula.
Objetivo
geral
Atuar na
reabilitação e prevenção de algumas alterações posturais, coordenação
equilíbrio e marcha.
Objetivo
Especifico
- Conscientizar os alunos, professores e pais na
necessidade de ter uma postura e uma marcha adequada.
- Agregar qualificação tanto para os alunos quanto
para a instituição de ensino.
- Atuar junto com os pais e professores na
prevenção e reabilitação postural, na correção de marcha tanto em casa
quanto na escola
Metodologia
Atuação do fisioterapeuta dentro da escola,tem
caráter educacional,e este profissional ira atuar tanto no nível de
prevenção,como no de intervenção e reabilitação.
Este trabalho é composto de exercícios
terapêuticos em grupos sendo ele feito em circuito tendo como material usado:
cama elástica, bola, cone, pranchas de propriocepção e alguns outros tipos de
matérias serão usados se necessário for, este tipo de trabalho visa uma
melhora na marcha,postura e
consequentemente melhora a coordenação e o equilíbrio.
Estas atividades vão ser realizadas uma vez por
semana em um período de 40 minutos.
Avaliação
Todos estes alunos passarão por uma avaliação fisioterapeutica,
onde ira constar anamnese ,exames físico e se necessário outros exames mais
específicos,esta avaliação ela é realizada individualmente para cada aluno.
Este projeto ainda consta com orientações de
ergonomia em sala de aula, a fim de proporcionar aos alunos uma adequada e
melhora na sua qualidade de vida.
A cada 3 meses é refeita a avaliação para ver a melhora de cada aluno, depois
passado aos pais e a escola.
Thanks for the marvelous posting! I really enjoyed reading it, you're a great author.I will be sure to bookmark your blog and definitely will come back from now on. I want to encourage continue your great posts, have a nice afternoon!
ResponderExcluirFeel free to surf to my homepage; savings account payday loans
Also see my website - cash advance loans online