segunda-feira, 27 de agosto de 2012

PROJETO DE FISIOTERAPIA

 
PROJETO DE FISIOTERAPIA

Introdução

A marcha é definida como a maneira ou o estilo de andar. Um dos atributos da marcha normal, em comparação com a maioria dos padrões patológicos, é a ampla latitude de velocidades de marcha segura e confortável que são disponíveis. Assim, uma descrição do padrão de marcha de um indivíduo, ordinariamente, inclui a velocidade de locomoção (metros por segundo) e o número de passos por minuto; isto também é chamado cadência, bem como outras características do padrão de marcha.
Marcha é uma sequencia repetitiva de movimentos dos membros inferiores que move o corpo para frente enquanto simultaneamente mantém a estabilidade no apoio. Na marcha um membro atua como um suporte móvel, em contato com o solo  enquanto o membro contralateral avança no ar, os conjuntos de movimentos corporais se repetem de forma cíclica e os membros invertem os seus papéis a cada passo. Andar não é simplesmente colocar um pé após o outro, mas sim um conjunto de movimentos rítmicos e alternados do tronco e extremidades visando à locomoção do corpo. Para que  a marcha se torne um conjunto de movimentos coordenados e eficientes é necessária à manutenção através do sistema nervoso central, ou seja, envolve a manutenção do equilíbrio em ângulo reto com a direção do movimento.
 Existem muitas variações  da marcha, de uma pessoa para outra. Numa observação habitual, uma pessoa pode ser identificada por suas passadas, notadamente, pelo  seu ritmo e suavidade. A maneira de andar e o porte podem até mesmo fornecer indícios da personalidade e da profissão de um indivíduo ,se tivermos uma marcha adequada sempre teremos uma boa postura.
Postura é a posição assumida pelo corpo, quer seja por meio da ação integrada dos músculos operando durante os movimentos, quer seja quando mantida durante inatividade muscular. A Academia Americana de Ortopedia conceitua postura como um estado de equilíbrio dos músculos e ossos, com capacidade para proteger as demais estruturas do corpo humano de traumatismos, seja na posição em pé, sentada ou deitada.
Uma postura adequada advém da capacidade dos ligamentos, cápsulas e tônus muscular para suportar o corpo ereto, possibilitando sua permanência em uma mesma posição por períodos prolongados, com baixo consumo energético, mínimo estresse aplicado nas articulações e sem apresentar desconforto. Deve-se considerar, portanto, que o padrão de postura adequada varia para cada indivíduo, uma vez que duas pessoas nunca são idênticas.
A postura corporal e a locomoção normal exigem integridade da função vestibular, da propriocepção, da visão qualquer alteração  em algum desses  sistemas acarretará em um comprometimento durante as fases da marcha.


Justificativa

Trabalho com a criança em grupo,proporcionando um melhor relacionamento entre eles,uma melhor conduta em sala de aula,e visando a melhora na qualidade de vida.
Trata-se de um projeto diferenciado ao qual,  os alunos na escola se beneficiariam e teriam uma melhora na qualidade de vida e uma melhora na qualidade de ensino,pois com tudo isso melhoraria a concentração e desempenho deles em sala de aula.

Objetivo geral

Atuar  na reabilitação e prevenção de algumas alterações posturais, coordenação equilíbrio e marcha.

Objetivo Especifico

- Conscientizar os alunos, professores e pais na necessidade de ter uma postura e uma marcha adequada.
- Agregar qualificação tanto para os alunos quanto para a instituição de ensino.
- Atuar junto com os pais e professores na prevenção  e reabilitação  postural, na correção de marcha tanto em casa quanto na escola

Metodologia

Atuação do fisioterapeuta dentro da escola,tem caráter educacional,e este profissional ira atuar tanto no nível de prevenção,como no de intervenção e reabilitação.
Este trabalho é composto de exercícios terapêuticos em grupos sendo ele feito em circuito tendo como material usado: cama elástica, bola, cone, pranchas de propriocepção e alguns outros tipos de matérias serão usados se necessário for, este tipo de trabalho visa uma melhora  na marcha,postura e consequentemente melhora a coordenação e o equilíbrio.
Estas atividades vão ser realizadas uma vez por semana em um período de 40 minutos.
Avaliação
Todos estes alunos passarão por uma avaliação fisioterapeutica, onde ira constar anamnese ,exames físico e se necessário outros exames mais específicos,esta avaliação ela é realizada individualmente para cada aluno.
Este projeto ainda consta com orientações de ergonomia em sala de aula, a fim de proporcionar aos alunos uma adequada e melhora na sua qualidade de vida.
A cada 3 meses é refeita a avaliação  para ver a melhora de cada aluno, depois passado aos pais e a escola.






Um comentário:

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