sábado, 9 de junho de 2012

PROJETO FAZENDO ARTE

"Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende".
(César Coll)

"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas".
(Jean Piaget)


Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".
(Guimarnes Rosa)
JUSTIFICATIVA
            O mundo é repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas nesta fase . A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. A arte faz parte da vida da  como instrumento de leitura do mundo e de si mesma.
            No processo de aprendizagem em Artes Visuais, o aluno exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas. Ela traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com materiais e sentimentos. A criação é exclusividade dos alunos, mas cabe ao professor alimentar esse percurso de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas.



OBJETIVOS GERAIS
            
  Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
       comunicar e expressar pensamentos e sentimentos    por meio de todas as expressões das artes visuais: colagem, pintura, desenho e escultura.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·        Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
·        Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (especificamente nacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
·        Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
·        Identificar e utilizar os materiais, instrumentos e técnicas relacionadas com as atividades artísticas;
·        Observar, apreciar e fazer a releitura das produções artísticas de artistas brasileiros;
         ·        Contextualizar algumas obras, conhecendo sobre a vida dos artistas, sua época e local  onde viveram.



CONTEÚDOS
    Espaço, superfície, volume, linha, textura, 
forma, cor, luminosidade e ponto; 
       Coordenação motora ampla e fina; 
       Expressão oral e escrita; 
     Vida e obra de artistas brasileiros.


ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
            Para facilitar o trabalho nesta área, faz-se necessário contextualizar a proposta de trabalho para as artes visuais. No Brasil, Ana Mae Barbosa formulou a metodologia da proposta triangular. Ela mostrou que o professor deveria usar o seguinte tripé em classe: o fazer artístico, a história da arte e a leitura de obras. O ensino atualmente evoluiu a partir dessas idéias e, hoje usamos a apreciação artística, a reflexão (contextualização e releitura das obras estudadas) e a produção artística.


APRECIAÇÃO E REFLEXÃO 

Este bloco tem como objetivo a ampliação da capacidade de percepção e sensibilização de imagens. O foco desse projeto é conhecer a vida e a obra de artistas plásticos brasileiros que contribuíram e contribuem para a construção da história da arte no Brasil. Dentre eles estão: Tarsila do Amaral, Aldemir Martins, Chico da Silva, Anita Malfatti, Vik Muniz, Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Takashi Fukushima, Gustavo Rosa, Alfredo Volpi, Romero Brito e representantes da Arte Näif. Cada turma estudará um dentre estes para aprofundar os conhecimentos a respeito de sua história e de suas obras.

A professora deve planejar momentos de produção de releituras das obras do artista estudado, ou seja, a criança produz a obra do artista sob a sua ótica e não uma mera cópia da obra apreciada; e momentos em que haja a apreciação das produções das próprias crianças. Deve deixar que elas falem sobre suas criações e escutem os comentários dos colegas.
Para uma apreciação livre a professora pode fazer perguntas do tipo:
        Do que você mais gostou?
        Como o artista conseguiu estas cores?
       Que instrumentos e meios ele usou?    O que você acha que foi mais difícil para o artista fazer?
       Que cores foram utilizadas?

            É essencial contextualizar as apreciações, dando informações sobre a biografia do autor, falando sobre outras obras de sua autoria e evidenciando características. As informações devem ser simplificadas ou aprofundadas conforme o interesse e as possibilidades do grupo. Esses são links onde a professora encontrará farto material sobre os artistas brasileiros:

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