"Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende".
(César Coll)
(César Coll)
"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas".
(Jean Piaget)
(Jean Piaget)
JUSTIFICATIVA
O mundo é repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes
descobertas nesta fase . A arte possibilita o desenvolvimento
de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a
sensibilidade e a criatividade. A arte faz parte da vida da como
instrumento de leitura do mundo e de si mesma.
No processo de aprendizagem em Artes Visuais, o aluno exterioriza seu
mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as
coisas. Ela traça um percurso de criação e construção individual que
envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com
materiais e sentimentos. A criação é exclusividade dos alunos, mas
cabe ao professor alimentar esse percurso de forma intencional,
oferecendo propostas e experiências variadas.
OBJETIVOS GERAIS
Ampliar
o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e
materiais, explorando suas características, propriedades e
possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de
expressão artística;
comunicar
e expressar pensamentos e sentimentos por meio de todas as expressões
das artes visuais: colagem, pintura, desenho e escultura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Utilizar
diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies
para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
· Interessar-se
pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas
obras artísticas (especificamente nacionais) com as quais entrem em
contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
· Produzir
trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da
modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e
o respeito pelo processo de produção e criação;
· Identificar e utilizar os materiais, instrumentos e técnicas relacionadas com as atividades artísticas;
· Observar, apreciar e fazer a releitura das produções artísticas de artistas brasileiros;
· Contextualizar algumas obras, conhecendo sobre a vida dos artistas, sua época e local onde viveram.
CONTEÚDOS
Espaço, superfície, volume, linha, textura,
forma, cor, luminosidade e ponto;
Coordenação motora ampla e fina;
Expressão oral e escrita;
Vida e obra de artistas brasileiros.
forma, cor, luminosidade e ponto;
Coordenação motora ampla e fina;
Expressão oral e escrita;
Vida e obra de artistas brasileiros.
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
Para facilitar o trabalho nesta área, faz-se necessário contextualizar a
proposta de trabalho para as artes visuais. No Brasil, Ana Mae Barbosa
formulou a metodologia da proposta triangular. Ela mostrou que o
professor deveria usar o seguinte tripé em classe: o fazer artístico, a
história da arte e a leitura de obras. O ensino atualmente evoluiu a
partir dessas idéias e, hoje usamos a apreciação artística, a reflexão
(contextualização e releitura das obras estudadas) e a produção
artística.
APRECIAÇÃO E REFLEXÃO
Este
bloco tem como objetivo a ampliação da capacidade de percepção e
sensibilização de imagens. O foco desse projeto é conhecer a vida e a
obra de artistas plásticos brasileiros que contribuíram e contribuem
para a construção da história da arte no Brasil. Dentre eles estão:
Tarsila do Amaral, Aldemir Martins, Chico da Silva, Anita Malfatti, Vik
Muniz, Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Takashi Fukushima, Gustavo
Rosa, Alfredo Volpi, Romero Brito e representantes da Arte Näif. Cada
turma estudará um dentre estes para aprofundar os conhecimentos a
respeito de sua história e de suas obras.
A
professora deve planejar momentos de produção de releituras das obras
do artista estudado, ou seja, a criança produz a obra do artista sob a
sua ótica e não uma mera cópia da obra apreciada; e momentos em que haja
a apreciação das produções das próprias crianças. Deve deixar que elas
falem sobre suas criações e escutem os comentários dos colegas.
Para uma apreciação livre a professora pode fazer perguntas do tipo:
Do que você mais gostou?
Como o artista conseguiu estas cores?
Que instrumentos e meios ele usou? O que você acha que foi mais difícil para o artista fazer?
Que cores foram utilizadas?
É essencial contextualizar as apreciações, dando informações sobre a
biografia do autor, falando sobre outras obras de sua autoria e
evidenciando características. As informações devem ser simplificadas ou
aprofundadas conforme o interesse e as possibilidades do grupo. Esses
são links onde a professora encontrará farto material sobre os artistas
brasileiros:
Nenhum comentário:
Postar um comentário