quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ATENÇÃO PARA O PERÍODO DE ADAPTAÇÃO DOS ALUNOS.

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO


“O que é o processo de adaptação? É a passagem através da qual a criança aprende a separar-se de seu ambiente familiar e se familiariza com o novo entorno, chegando-se efetivamente a outros adultos, crianças e ambiente físico, desenvolvendo pouco a pouco sentimentos de confiança e pertinência” (Lúcia Moreau Linares – “El Jardin maternal” – Ed. Paidós)


A criança, ao ingressar na escola e separar-se dos pais, vive um momento delicado, em que precisa aprender a ficar longe do convívio familiar e a relacionar-se com diferentes pessoas em um novo ambiente. Este é um dos momentos mais importantes do início de sua vida escolar e, portanto, deve ser planejado com muita atenção e cuidado. Cada nova sala ou novo grupo a que se ingressa implica uma troca e, como tal, requer um esforço de adaptação grande por parte da criança. As salas da Educação Infantil são, para muitas crianças, suas primeiras experiências sociais e exigem, portanto, um grande empenho emocional de cada uma.
Durante o período de adaptação, o professor irá se aproximando de seus alunos, respeitando os sentimentos e a maneira de ser de cada um, sem, no entanto, deixar de exercer seu papel permanentemente organizador e mantenedor das situações de trabalho. 
A escola possibilita o desenvolvimento da identidade, da autonomia das crianças além de ser um espaço de conquista, obtidas nos trabalhos individuais e coletivos como jogar, desenhar, pintar, modelar, ouvir histórias, brincar no parque, passear e se relacionar com colegas, professores e assim por diante. 


ATIVIDADES


As atividades propostas serão lúdicas e prazerosas, com o objetivo de observar e avaliar as atitudes de cada criança para melhor conhecê-las.
Nos momentos em sala de aula, estarei realizando uma sondagem para verificar os conhecimentos referentes à sua faixa etária como: nome, números, letras, coordenação motora, regras, socialização, etc.


Roda de conversa para apresentação da professora e da criança;
Passeio pela escola e apresentação dos funcionários e dependências;
Conversa e vivência de hábitos de higiene;
Elaboração de combinados com regras de convivência;
Músicas do repertório infantil cantadas e com auxílio de CD’s, acompanhadas de gestos e movimentos;
Identificação do nome em situações diversas, inicialmente com apoio do crachá;
Contagem oral dos alunos, contagem de meninos e meninas, separadamente, registro na lousa e soma total;
Jogos de mesa, diversos;
Brincadeiras com jogos de atenção: estátua, lenço que corra, coelhinho sai da toca, etc.;
Atividades livres no parque e areia;
Conto de histórias diversas, com ou sem auxílio de livro ilustrado.







FONTE.http://elianeprado.blogspot.com/search/label/PER%C3%8DODO%20DE%20ADAPTA%C3%87%C3%83O

0 comentários:

Postar um comentário