A, E, I, O, U para começar
Trabalhe com as vogais de
maneira lúdica e
ensine as junções das letras
Por Sâmia Gabriela TeixeiraObjetivos: ★ Ensinar as vogais ★Desenvolver a junção das vogais ★ Ensinar palavras curtas a partir das junções Faixa etária: 4 a 6 anos |
||
Para iniciar o processo de alfabetização,
o mais importante é
desenvolver o entendimento e a memorização das
vogais. Pensando
em uma maneira de aplicar o tema dentro
dessa didática, a professora
dessa didática, a professora
Nivian Alves, do Colégio Scaranne, de São Paulo (SP),
riou uma atividade divertida que entretém os
alunos e facilita a
alunos e facilita a
memorização das letras para depois
prosseguir com outras dinâmicas de
ensino.
“Brincando com as
“Brincando com as
peças do jogo que criei, as crianças adquirem
gosto pela aula e
gosto pela aula e
passam a compreender palavras curtas,
aprendendo a
aprendendo a
reconhecer a grafia de onomatopeias
e saudações”, conta Nivian.
e saudações”, conta Nivian.
Trabalhe com as vogais de maneira
lúdica e ensine as junções das letras
Por Sâmia Gabriela Teixeira
O castelo das vogais ★ Papelão ★ Feltro ★ Fita para acabamento ★ Papel microndulado dourado e laranja ★ Cola quente ★ Retalhos de E.V.A. ★ E.V.A. verde para a grama ★ Velcro ★ Tesoura ★ Olhos móveis ★ Miçangas ★ Canetinhas |
|
1. Cole o feltro sobre o papelão e faça o acabamento
com uma fita. Faça uma alça com a fita também. 2. Faça o castelo usando os papéis microndulados e o molde. Cole alguns pedaços de velcro atrás. 3. Corte a grama conforme o molde e cole pedaços de velcro atrás. 4. Com o E.V.A., faça os bonequinhos conforme o molde e cole velcro atrás e um pedacinho na parte da frente. Decore os bonecos com as miçangas e as canetinhas e cole o s olhos móveis. 5. Corte cinco quadrados de E.V.A., cole um pedaço de velcro atrás de cada quadrado e na parte da frente escreva uma vogal em cada um. Prenda as vogais nas roupas dos bonecos para que os alunos formem palavras. 6. Prenda o castelo no feltro, com o velcro. Decora a base com a grama. Prenda os bonecos na lateral do castelo. |
O reino das vogais
|
|
Apresente aos alunos o castelo real e conte a história dos
personagens que moram nele:
Era uma vez um castelo bem distante, onde viviam príncipes
e
princesas de uma família real chamada “As Vogais”.
Todos os dias, o
príncipe e a
princesa das vogais saíam do castelo para passear, mas a
rainha mãe pedia sempre que não saíssem sozinhos,
para não se perderem.
Seguindo a ordem da rainha, saíam
sempre juntos, e foi assim que
descobriram que poderiam
formar pequenas palavrinhas quando passeavam de
mãozinhas dadas. Vocês sabem quais são elas?
Apresente algumas junções como exemplos:
Após citar os exemplos, peça aos alunos para unir
os personagens, fazendo a junção das vogais e lendo as palavrinhas formadas. |
O reino das vogais
|
|
Uma sugestão
alternativa que funciona tão bem quanto o castelo
são os dedoches com
vogais. Prepare plaquinhas com as
vogais e também sinais de soma. Fixe
um elástico no verso de
cada plaquinha e prepare a atividade com trios,
que devem
unir as vogais e formar pequenas palavras.
|
Passeio ao zoológico
Para desenvolver a junção das vogais, a criança
precisa antes de
Para desenvolver a junção das vogais, a criança
precisa antes de
tudo reconhecê-las. E para essa etapa
ter sucesso você
ter sucesso você
pode trabalhar
em sala de aula seguindo
diferentes caminhos.
diferentes caminhos.
Veja as sugestões a
seguir:
Exposição das vogais com cartazes
|
|
Esse é o tradicional varalzinho de vogais, que serve como referência na aprendizagem da leitura e da escrita.
|
Leitura diária dos cartazes
|
|
Essa dica é para utilizar imagens que possam ser associadas às vogais, como animais, por exemplo:
|
Preparando o passeio
|
|
Além das letras
estudadas diariamente com os cartazes e vogais, você pode falar sobre o
hábitat dos animais e a alimentação deles e sugerir um passeio ao
zoológico para conhecer sses animais.
|
Por Sâmia Gabriela Teixeira
O dia do passeio
|
|
Durante a excursão ao
zoológico, peça aos alunos que procurem pelos animais expostos no cartaz
da sala de aula e que prestem atenção a outros que iniciem com vogais
também.
Leve os alunos à quadra ou ao pátio da
escola e peça que eles se sentem formando uma roda. Fixe o cartaz feito
após a visita ao zoológico próximo à roda e inicie a brincadeira da
batata quente cantando “batata quente, quente, quente, quente...”.
Enquanto isso os alunos passam de mão em mão uma bola. Quem estiver com a
bola no momento em que o professor disser “queimou!”, deverá dizer o
nome de um animal que comece com alguma vogal, tendo como orientação o
cartaz fixado.
|
|
Batata quente com vogais
|
atividades/99/artigo219978-4.asp
Um novo cartaz
|
||||
Após o passeio, ajude
os alunos a montar um novo cartaz, com figuras e os nomes dos animais
encontrados no zoológico ou com os que os alunos queriam ter encontrado.
Veja o exemplo:
|
This is a topic that is close to my heart.
ResponderExcluir.. Cheers! Where are your contact details though?
Also visit my website :: empire state college