quarta-feira, 3 de outubro de 2012

ALFABETIZAÇÃO TRABALHANDO AS JUNÇÕES.

Alfabetização

A, E, I, O, U para começar

Trabalhe com as vogais de 

maneira lúdica e 

ensine as junções das letras

Por Sâmia Gabriela Teixeira


Objetivos:
Ensinar as vogais
Desenvolver a junção das vogais
Ensinar palavras curtas a partir das junções

Faixa etária: 4 a 6 anos




Para iniciar o processo de alfabetização,
 
o mais importante é 
desenvolver o entendimento e a memorização das vogais. Pensando 
em uma maneira de aplicar o tema dentro
 dessa didática, a professora
 Nivian Alves, do Colégio Scaranne, de São Paulo (SP), 
riou uma atividade divertida que entretém os
 alunos e facilita a
 memorização das letras para depois
 prosseguir com outras dinâmicas de ensino. 
“Brincando com as
 peças do jogo que criei, as crianças adquirem 
 gosto pela aula e
 passam a compreender palavras curtas, 
aprendendo a 
reconhecer a grafia de onomatopeias 
e saudações”, conta Nivian.

Trabalhe com as vogais de maneira

 lúdica e ensine as junções das letras


Por Sâmia Gabriela Teixeira


O castelo das vogais
Papelão
★ Feltro
★ Fita para acabamento
★ Papel microndulado dourado e laranja
★ Cola quente
★ Retalhos de E.V.A.
★ E.V.A. verde para a grama
★ Velcro
★ Tesoura
★ Olhos móveis
★ Miçangas
★ Canetinhas
1. Cole o feltro sobre o papelão e faça o acabamento
 com uma fita. Faça uma alça com a fita também.
2. Faça o castelo usando os papéis microndulados e o molde. 

Cole alguns pedaços de velcro atrás.
3. Corte a grama conforme o molde e cole pedaços 

de velcro atrás.
4. Com o E.V.A., faça os bonequinhos conforme o molde 

e cole velcro atrás e um pedacinho na parte da frente. Decore 
os bonecos com as miçangas e as canetinhas e cole o
s olhos móveis.
5. Corte cinco quadrados de E.V.A., cole um pedaço de

 velcro atrás de cada quadrado e na parte da frente escreva 
uma vogal em cada
 um. Prenda as vogais nas roupas dos bonecos para que 
os alunos formem palavras.
6. Prenda o castelo no feltro, com o velcro. Decora a base 

com a grama. Prenda os bonecos na lateral do castelo.

O reino das vogais
Apresente aos alunos o castelo real e conte a história dos 
personagens que moram nele:
Era uma vez um castelo bem distante, onde viviam príncipes 
e princesas de uma família real chamada “As Vogais”. 
Todos os dias, o príncipe e a 
princesa das vogais saíam do castelo para passear, mas a
 rainha mãe pedia sempre que não saíssem sozinhos, 
para não se perderem. Seguindo a ordem da rainha, saíam
 sempre juntos, e foi assim que descobriram que poderiam 
formar pequenas palavrinhas quando passeavam de 
 mãozinhas dadas. Vocês sabem quais são elas?
Apresente algumas junções como exemplos:
Após citar os exemplos, peça aos alunos para unir
os personagens, fazendo a junção das vogais e lendo
as palavrinhas formadas.

O reino das vogais
Uma sugestão alternativa que funciona tão bem quanto o castelo 
são os dedoches com vogais. Prepare plaquinhas com as
 vogais e também sinais de soma. Fixe um elástico no verso de
 cada plaquinha e prepare a atividade com trios, que devem 
unir as vogais e formar pequenas palavras.



Passeio ao zoológico
Para desenvolver a junção das vogais, a criança
 precisa antes de
 tudo reconhecê-las. E para essa etapa 
ter sucesso você 
pode trabalhar em sala de aula seguindo
 diferentes caminhos. 
Veja as sugestões a seguir:
Exposição das vogais com cartazes
Esse é o tradicional varalzinho de vogais, que serve como referência na aprendizagem da leitura e da escrita.

Leitura diária dos cartazes
Essa dica é para utilizar imagens que possam ser associadas às vogais, como animais, por exemplo:

Preparando o passeio
Além das letras estudadas diariamente com os cartazes e vogais, você pode falar sobre o hábitat dos animais e a alimentação deles e sugerir um passeio ao zoológico para conhecer sses animais.
 

Por Sâmia Gabriela Teixeira

O dia do passeio
Durante a excursão ao zoológico, peça aos alunos que procurem pelos animais expostos no cartaz da sala de aula e que prestem atenção a outros que iniciem com vogais também.
Leve os alunos à quadra ou ao pátio da escola e peça que eles se sentem formando uma roda. Fixe o cartaz feito após a visita ao zoológico próximo à roda e inicie a brincadeira da batata quente cantando “batata quente, quente, quente, quente...”. Enquanto isso os alunos passam de mão em mão uma bola. Quem estiver com a bola no momento em que o professor disser “queimou!”, deverá dizer o nome de um animal que comece com alguma vogal, tendo como orientação o cartaz fixado.
Batata quente com vogais
 FONTE; http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-
atividades/99/artigo219978-4.asp
Um novo cartaz
Após o passeio, ajude os alunos a montar um novo cartaz, com figuras e os nomes dos animais encontrados no zoológico ou com os que os alunos queriam ter encontrado. Veja o exemplo:

1 comentários:

Postar um comentário