quarta-feira, 18 de abril de 2012

ATIVIDADES CULINÁRIA EDUCATIVA E ESQUEMA CORPORAL

 CULINÁRIA EDUCATIVA
 FISIOTERAPIA
 CULINÁRIA EDUCATIVA TORTA SALGADA

PROJETO COZINHA EDUCATIVA – DIMINUINDO A OBESIDADE

Objetivos: Desenvolver nos educandos a oralidade, noção de quantidades e proporções, primeiras impressões de fenômenos químicos e físicos. Incentivar a alimentação saudável, as regras de higiene e prevenção de acidentes: Estimular a memória, autonomia e cooperação. Trabalhar o conceito de massa corporal, sua importância na qualidade de vida das pessoas, orientar e conscientizar sobre as quantidades de calorias existentes em alguns alimentos e da importância da alimentação equilibrada e saudável.  Espera-se que os alunos possam conscientizar-se sobre a importância de cuidar do próprio corpo, prevenir doenças e tratá-las. E ainda, que se posicionem como cidadãos diante de uma situação problema (simulada), reflexo da própria realidade social; formando ou reformulando suas opiniões de forma crítica e consciente. Trabalhar com as partes do corpo e com profissionais da área da Saúde e posteriormente, confeccionar um livro sobre a Semana da Saúde, visando à apreensão e compreensão do conhecimento.
Apropriar-se de conhecimentos sistêmicos por meio de situações que tenham como base os conhecimentos da língua materna.
Justificativa: Aulas de culinária são tidas como ponto de partida favorável para inovar e abordar de forma prática e significativa, uma grande variedade de conteúdos.
É notável que a partir do momento que os pequenos entram em contato com a culinária, automaticamente tomam conhecimento de conteúdos da área de Matemática, Linguagem, Artes, Música, Natureza entre tantos outros que acontecem de forma espontânea e divertida, ressaltando que a partir da culinária podem obter conhecimentos sobre química e física.
Devido ao grande consumo de alimentos não saudáveis em grandes quantidades e a falta de atividade física, cresce o índice de pessoas obesas no mundo, e como conseqüência o aumento de pessoas doentes.
Devido ao grande aumento do setor industrial notamos também a necessidade de preocuparmo-nos com a preservação do meio ambiente, pois há um reconhecimento mundial de sua importância para a própria sobrevivência do planeta. Sendo a adolescência um período de grandes transformações corporais e psicológicas, é necessário que o indivíduo tome conhecimento do seu próprio corpo e saiba cuidar do mesmo para que possa desfrutar de uma vida saudável (física, social e emocional). Conhecendo a si próprio, o indivíduo poderá cuidar-se melhor e conseqüentemente, essa atitude refletirá no meio em que vive de forma positiva. É necessário que os alunos percebam e vivenciem a Língua Inglesa também nas situações que vivem no dia-a-dia.
Disciplinas Envolvidas: Todas as disciplinas
Público Alvo: Educação Infantil, Ensino fundamental e Ensino Médio.
Prazo: 1 ano
Atividades a serem desenvolvidas: pesquisa dos alimentos, desenvolvimento de receitas e posterior degustação, importância dos exercícios físicos, alimentação saudável, variação e cálculo de calorias, etc.
Recursos: Frutas, legumes, panela, bacia, colher, tabelas de calorias dos alimentos em geral, dietas nutricionais, etc.
Avaliação: A avaliação dar-se-á durante todo o processo, pois da mesma dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.
Responsáveis: Professores.
http://www.colegioalmamater.com.br/prgrcoed.htm



 ESQUEMA CORPORAL



ATIVIDADES



Nenhum comentário:

Postar um comentário