segunda-feira, 30 de julho de 2012

domingo, 29 de julho de 2012

IDÉIAS MAAVILHOSAS PARA SALA DE AULA






















Déficit de atenção: 8 sinais aos quais os pais devem ficar atentos


O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma doença cercada de controvérsia. Por atingir principalmente crianças, muito pais enxergam problemas onde eles não existem — sintomas isolados são comuns nesta fase da vida. Também há quem não preste atenção ao conjunto de sintomas que a caracterizam: quadros de desatenção, hiperatividade e impulsividade de maneira exacerbada.
Há um grande número de crianças com a doença, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), cerca de 3% a 5% das crianças brasileiras sofrem de TDAH, das quais de 60% a 85% permanecem com o transtorno na adolescência.
É preciso enfrentá-la cedo. Quando não diagnosticada e tratada, pode trazer sérios prejuízos a curto e longo prazo. Em crianças, é comum a queda no rendimento escolar, por causa de desorganização, da falta de paciência para assistir às aulas e estudar. Na fase adulta, o problema pode ser a causa de uma severa baixa auto-estima, além de afetar os relacionamentos interpessoais, uma vez que a pessoa tem dificuldades em se ajustar a horários e compromissos e, frequentemente, não consegue prestar atenção no parceiro.
Confira abaixo oito desses sintomas que, quando aparecem com freqüência e em mais de um ambiente (escola e casa, por exemplo), podem servir como um alerta de que chegou a hora de procurar ajuda profissional.

1 - DISTRAÇÃO

As crianças com TDAH perdem facilmente o foco das atividades quando há algum estímulo do ambiente externo, como barulhos ou movimentações. Elas também se perdem em pensamentos “internos” e chegam a dar a impressão de serem “avoadas”. Essas distrações podem prejudicar o aprendizado, levando o aluno a ter um desempenho muito abaixo do esperado.

2 - PERDA DE OBJETOS

Perder coisas necessárias para as tarefas e atividades, tais como brinquedos, obrigações escolares, lápis, livros ou ferramentas, é quase uma rotina. A criança chega a perder o mesmo objeto diversas vezes e esquece rapidamente do que lhe é dado.

3 - LIÇÃO ESCOLAR

Impaciente, não consegue manter a atenção por muito tempo. Por isso tem dificuldade em terminar a tarefa escolar, pois não consegue se manter concentrada do começo ao fim, e acaba se levantando, andando pela casa, brincando com o irmão, fazendo desenhos...

4 - MOVIMENTAÇÃO CONSTANTE

Traço típico da hiperatividade, é comum que mãos e pés estejam sempre em movimento, já que ficar parado é praticamente impossível. A criança acaba se levantando toda hora na sala de aula e costuma subir em móveis e em situações nas quais isso é inapropriado. Para os pais, é como se o filho estivesse “ligado na tomada”.

5 - PASSEIOS E BRINCADEIRAS

Existe grande dificuldade em participar de atividades calmas e em silêncio, mesmo quando elas são prazerosas. Em vez disso, preferem brincadeiras nas quais possam correr e gritar à vontade. Por isso costumam ser vetados de algumas festas de aniversário ou passeios escolares.

6 - PACIÊNCIA

Tendem a ser impulsivas e não conseguem esperar pela sua vez em filas de espera em lojas, cinema ou mesmo para brincar. É comum ainda que não esperem pelo fim da pergunta para darem uma resposta e que cheguem a interromper outras pessoas.

7 - DESATENÇÃO

Distraída e sem conseguir prestar atenção na conversa, dificilmente consegue se lembrar de um pedido dos pais ou mesmo de uma regra da casa. A sensação que se tem é a de que ela vive “ no mundo da lua”. É comum, portanto, que os pais acabem repetindo inúmeras vezes a mesma coisa para a criança, que nunca se lembra do que foi dito.

8 - IMPULSIVIDADE

A criança com TDAH não tem paciência nem para concluir um pensamento. Assim, ela acaba agindo sem pensar e chega a ser impulsiva e explosiva em alguns momentos. Os rompantes podem ser vistos, por exemplo, durante brincadeiras com os demais colegas que culminem em brigas ou discussões.


Fonte: Revista Veja

REPORTAGEM CVI MARINGÁ.

Manifestação pede mais atenção no trânsito

Outra dificuldade encontrada pelos alunos portadores de cadeira de rodas é a falta de guias rebaixadas em frente à escola.
A direção e os alunos da Escola Especial Tânia Regina, de Maringá, em parceria com a equipe dos Palhaços do Trânsito e o Setran realizaram um Pedágio Educativo em frente à instituição.

Todos os automóveis que passaram pela ação foram parados, um alerta foi feito aos motoristas para que naquele espaço diminuíssem a velocidade e prestassem mais atenção à faixa de pedestre que ali existe para a travessia de alunos. Mais de 300 adesivos foram colados nos carros para lembrar à população a importância de um trânsito mais seguro.

A diretora da escola, Tânia Regina Inez, conta que a ação foi maravilhosa e superou as expectativas. �A ideia do Pedágio Educativo surgiu por um aluno depois de uma série de trabalhos que realizamos na instituição sobre o trânsito.� Outra situação encontrada pela instituição é a faixa de embarque e desembarque que existe em frente à escola, alguns motoristas simplesmente a ignoram e estacionam em cima.

Os alunos estavam todos caracterizados, com faixas na cabeça pedindo respeito e muito animados. Colaram adesivos nos carros, ajudaram os Palhaços do Trânsito a pararem os motoristas e fizeram até grito de guerra.

�Nossos alunos têm muita dificuldade para atravessar a rua, mesmo estando na faixa de pedestres, a nossa intenção foi conscientizar alguns motoristas que ainda não a respeitam�, relata a diretora.

Repórter: Nayara Spessato
Data: 03/07/2012
Fonte: O Diário de Maringá

sábado, 28 de julho de 2012

NOSSA ESCOLA...NOSSO MUNDO!!

 CULINÁRIA EDUCATIVA





 LEMBRANÇA DIA DA VOVÓ

                                                 CAPOEIRA
 PROJETO RECICLANDO E BRINCANDO



 

PROJETO HORTA VERTICAL INÍCIO
 PROJETO É O BICHO