terça-feira, 29 de maio de 2012

FESTIVAL DE TEATRO DE MARINGÁ NÓS VAMOS!



 PROGRAMAÇÃO


CERIMONIAL DE ABERTURA

Dia 01.06.12 com inicio as 20:30 horas 
no teatro Municipal Calil Haddad.

Data: 01.06.12 (Sexta) 
Espetáculo: Sobre Anjos e Grilos
Grupo: CIA. DE SOLOS E BEM ACOMPANHADOS (Porto Alegre-RS)
Local: TEATRO CALIL HADDAD 
Horário: 21:00  horas                             
INGRESSOS: ENTRADA FRANCA

* Retirar o convite no local, a bilheteria abrirá uma hora antes da apresentação.


Sobre anjos & grilos: O Universo de Mário Quintana é um espetáculo híbrido/cômico/lírico/poético, no qual a atriz Deborah Finocchiaro, numa junção entre a fala, o gesto, a poesia, as artes plásticas e a música, conta, interpreta e canta textos, poemas e trechos de entrevistas de Mário Quintana, falando sobre o amor, a morte, os acordos sociais, a guerra, o progresso, a destruição do meio ambiente, o consumo, a mídia, as religiões e, principalmente, a valorização da vida.


Data: 02.06.12 (Sábado) 
Espetáculo: A Cidade de Martin Crimp
Grupo: INOMINÁVEL COMPANHIA DE TEATRO (Curitiba-PR)
Local: OFICINA DE TEATRO UEM
Horário: 21:00 horas             
INGRESSOS: R$ 10,00 (Inteira) - R$ 5,00 (Meia entrada)

* A bilheteria abrirá uma hora antes da apresentação.


A cidade de Martin Crimp: O texto expõe um problema insolúvel. Mas não questionaria assim a nossa própria condição de espectadores no teatro. No teatro, acreditamos no que vemos mesmo sabendo que é tudo falso, não é mesmo? Eu exploro o ilusionismo do teatro enquanto o utilizo à minha maneira: desconfiando dele, desafiando-o. Em A Cidade se propõe também uma reflexão sobre o nosso mundo de aparências, repleto de telas midiáticas, seduzido por políticas superficiais, que perderam toda profundidade, toda noção de engajamento. Eu busquei uma forma que traduzisse, na própria escritura, esse desdobramento em direção a uma sociedade superficial. Eu parti da situação banal de um casal com duas crianças, e depois eu me aprofundei nos interstícios, por detrás das imagens,  para atingir as regiões mais submersas.




Data: 03.06.12 (Domingo) 
Espetáculo: ANA PAZ  
Grupo: GABRIELA RABELO NÚCLEO ZIRKUS (São Paulo-SP)
Local: OFICINA DE TEATRO UEM  
Horário: 21:00 horas
INGRESSOS: R$ 10,00 (Inteira) - R$ 5,00 (Meia entrada)
* A bilheteria abrirá uma hora antes da apresentação.





Ana Paz: é uma personagem (uma garotinha de 8 anos) que surge inesperadamente para uma escritora que escreve a primeira cena do livro de uma vez só. Mas a garotinha desaparece. Um tempo depois a mesma coisa acontece com uma moça e uma velha, além de vários outros personagens ligados a elas. Eles entram e saem da vida da escritora que, na angústia da criação, procura entendê-los e encontrar sua lógica. A peça alterna a história de Ana Paz (que aparece em trêsfases diferentes de sua vida) com o processo da escrita do livro. É uma história que salienta a importância das memórias, tanto as pessoais quanto as coletivas, na vida e na criação artística. E a emoção é o principal canal por onde todas as histórias navegam.

Data: 04.06.12 (Segunda)  

Espetáculo: ERRAR É UMANO 
Grupo: CIA. SINEQUANON (Rio de Janeiro)
Local: CAMPUS DA UEM (EM FRENTE A BIBLIOTECA)
Horário: 14:00 horas            
INGRESSOS: ENTRADA FRANCA

* EM CASO DE CHUVA SERÁ REALIZADO NA OFICINA DE TEATRO UEM

* Retirar o convite no local, a bilheteria abrirá uma hora antes da apresentação.





Errar é Umano: por meio da linguagem circo-teatro de rua, conta a história da humanidade em quadros cômicos e intervenções circenses ao redor de experimentos e brinquedos que saem de um interessante carro performático usado como base do grupo para cenários, oficinas e divulgação. “Errar é Umano”.



Data: 05.06.12 (Terça) 
Espetáculo: ERRAR É UMANO 
Grupo: CIA. SINEQUANON (Rio de Janeiro)
Local: PRAÇA NAPOLEÃO MOREIRA SILVA (Em frente a Pernambucanas)
Horário: 14:00 horas
INGRESSOS: ENTRADA FRANCA

* EM CASO DE CHUVA SERÁ REALIZADO NO TEATRO BARRACÃO
* Retirar o convite no local, a bilheteria abrirá uma hora antes da apresentação.





Errar é Umano: por meio da linguagem circo-teatro de rua, conta a história da humanidade em quadros cômicos e intervenções circenses ao redor de experimentos e brinquedos que saem de um interessante carro performático usado como base do grupo para cenários, oficinas e divulgação. “Errar é Umano”




Data: 06.06.12 (Quarta)  
Espetáculo: VIÉS  
Grupo: CIA. L2 (Londrina-PR)
Local: TEATRO BARRACÃO 
Horário:  20:30 horas                 
INGRESSOS: ENTRADA FRANCA

* Retirar o convite no local, a bilheteria abrirá uma hora antes da apresentação.


VIÉS: é uma representação de sensações. Relaciona questões da criação artísticas através de caminhos físicos e emocionais: Rotas, atalhos, melancolia, angústia,...A coreografia permite expressar a dúvida e a reflexão por meio de movimentos, trechos da literatura, falas dos próprios atores e dizeres colhidos do cotidiano de transeuntes. A construção dramática (em doze quadros que são encadeados a partir do conceito viés) é apresentada como reinvenção do movimento, como rompimento da imparcialidade.






Data: 07.06.12 (Quinta)  
Espetáculo: QUAL A GRAÇA DA LAURINDA? 
Grupo:  ALEXANDRE SIMIONE E GERSON BERNARDES (Londrina-PR)
Local: PARQUE DO INGÁ
Horário: 14:00 horas
INGRESSOS: ENTRADA FRANCA

* EM CASO DE CHUVA SERÁ REALIZADO NO TEATRO BARRACÃO
* Retirar o convite no local, a bilheteria abrirá uma hora antes da apresentação.

Qual a graça de Laurinda?: Dois palhaços disputam o coração de uma palhaça, a qual nem existe de verdade, mas na fantasia da dupla. Tudo de improvável que eles poderiam aprontar para conquistar a amada imaginária foi reunido no roteiro do espetáculo ''Qual a graça de Laurinda?'', que os atores Alexandre Simioni e Gerson Bernardes encenam a partir de hoje em uma série de apresentações ao ar livre em várias praças de Londrina. A estreia será ao meio-dia na Praça Marechal Floriano Peixoto, a popular Praça da Bandeira, localizada entre a Catedral e o Calçadão. A montagem, concebida para todas as idades, incorpora a linguagem do desenho animado. Não traz diálogos, mas mímica e muita movimentação dos atores. ''Mereceu'' e ''Lambreta'' são os dois palhaços apaixonados. ''Laurinda Graça'' é a palhaça famosa por quem a dupla de marmanjos arrasta asas. Só que eles só a conhecem através de uma foto de jornal.

Data: 08.06.12 (Sexta)

Espetáculo: Spirulina em Spathódea 
Grupo: NA COMPANHIA DOS ANJOS (São Paulo)
Local: TEATRO BARRACÃO 
Horário: 21:00 horas
INGRESSOS: ENTRADA FRANCA
 
* Retirar o convite no local, a bilheteria abrirá uma hora antes da apresentação.










Spirulina em Spathódea: Não é tragédia. Não é drama. Não é espera. Já é. É comédia, porque deixa tudo no mesmo lugar, das mil possibilidades. É feliz apesar da tristeza senhora. É o que acontece. Aqui agora. Um pretexto. Uma brincadeira. Também é vida. Mesmo que precária, é vida. E vai dizer que não? É o lugar de Spathódea, o coração (Silvia Leblon).


Data: 09-06-12 (Sábado) 
Espetáculo: Instantâneos 
Grupo: CIA BONDRÉS (Rio de Janeiro)
Local: TEATRO BARRACÃO 
Horário: 21:00 horas
INGRESSOS: ENTRADA FRANCA

* Retirar o convite no local, a bilheteria abrirá uma hora antes da apresentação.


Instantâneos: Inspirado no Topeng teatro/dança dos rituais de Bali e no teatro popular brasileiro, mas avança para o futuro, respondendo às evoluções do espaço cênico de hoje. Investiga em sua encenação o princípio artesanal desses dois universos, suas cores vibrantes e seus ritmos tradicionais. O espetáculo aborda o ser humano e suas relações através de situações cotidianas. No palco cinco atores vivem diferentes máscaras, revelando de forma simples e lúdica a maneira como habitamos o mundo. Instantes de vida. Resultado de uma pesquisa sobre objeto manipulado, o cenário habita o palco de maneira ágil e lúdica. Objetos são manipulados, ora por varas, ora sobre rodas. Como o espetáculo não se fundamenta no uso de palavra e do diálogo, a música tocada ao vivo, assume papel fundamental na narrativa, garantindo seu lugar junto aos atores. Instrumentos asiáticos como o gamelão e instrumentos brasileiros e africanos (cavaquinho, conga, alfaia, pandeiro e marimbas) se integram, propondo pesquisa de ritmos populares criando uma orquestra de instrumentos tocados por músicos e também pelos atores.

Data: 10-06-12 (Domingo) 
Espetáculo: Lullaby  
Grupo: TOU  (Londrina-PR)
Local: OFICINA DE TEATRO DA UEM 
Horário: 21:00 horas
INGRESSOS:  R$ 10,00 (Inteira) - R$ 5,00 (Meia entrada)

* Retirar o convite no local, a bilheteria abrirá uma hora antes da apresentação.


Lullaby:Pode ser uma canção ingênua ou canção de embalar bebês ou enfim, canção de ninar como é conhecida usualmente. De qualquer modo, trata-se de uma melodia simples e monótona. Algo que está presente no processo de dormir. O espetáculo Lullaby, de algum modo, ronda essa atmosfera... e, assim, pode ser uma simples melodia visual e monótona, do tempo passado e do passar do tempo. Uma velha que colecionava sombras, uma bailarina e seu teatro no deserto, uma cadeira morta, uma caixa, o vento.
O processo de criação desse trabalho, estranha duas histórias: “O Teatro de Sombras de Ofélia”, texto de Michel Ende, que apresenta à criança, algumas questões que se farão mais presentes no decorrer da vida: a velhice e a morte; e, uma espécie de lembrança imaginada de Marta Becket, a velha bailarina que se depara acidentalmente, com uma cidade fantasma em Death Valley Junction, na Califórnia e, ali, encontra sua possibilidade de vida e de teatro, nomeado por ela de “Amargosa Opera House”.
Lullaby investiga imagens, objetos e relações presentes na velhice, na morte e na solidão dessas histórias (e descobre outras também!). Interessa ao trabalho, a possibilidade de caracterizar a cena focando, especialmente, sua feitura: uma colagem cênica de elementos distintos, aparentemente fragmentados e, que são reconhecidos por certos processos do pensamento.

Data: 11.06.12 (Segunda) 
Espetáculo: As Aventuras de uma Viúva Alucinada 
Grupo: MUNDARÉU (Curitiba - PR)
Local: PRAÇA RAPOSO TAVARES 
Horário: 16:00 horas
INGRESSOS: ENTRADA FRANCA 
* EM CASO DE CHUVA SERÁ REALIZADO NO TEATRO BARRACÃO
* Retirar o convite no local, a bilheteria abrirá uma hora antes da apresentação.


As aventuras de uma viúva alucinada:Uma saliente viúva alucinada com as dificuldades da vida e a falta de seu marido procura ajuda de um velho compadre, o professor Tiridá, que tudo faz para ela se alegrar e cair com ele no "samba". Ele acaba conseguindo, só que desse momento em diante a viúva não para mais de "dançar", desafiando a tudo e a todos, só conseguindo "parêia" com o Satanás, que óbvio, quer levá-la para o inferno!
Data: 12.06.12 (Terça) 
Espetáculo: O Cego e o Louco  
Grupo: CIA CASCUDO (Minas Gerais)
Local: OFICINA DE TEATRO DA UEM 
Horário: 21:00 horas
INGRESSOS:  R$ 10,00 (Inteira) - R$ 5,00 (Meia entrada)


* Retirar o convite no local, a bilheteria abrirá uma hora antes da apresentação.


O cego e o louco: Texto da dramaturga baiana Cláudia Barral, a peça é dirigida por Rodrigo Portella, produzida por Santo Expedito e tem no elenco Gibran Lamha e Samir Hauaji. Na montagem, dois personagens estão em cena, sendo um deles cego. Os irmãos Lázaro e Nestor esperam uma visita que não chega. Nesta espera, a cegueira e a loucura de cada um, vai sendo revelada. O humor, também presente no texto, menos diverte que enfatiza o trágico destino desses dois perturbadores personagens.


Data: 13.06.12 (Quarta) 
Espetáculo: Viés  
Grupo: CIA L2 (Londrina - PR)
Local: TEATRO BARRACÃO
Horário: 20:30 horas
INGRESSOS: ENTRADA FRANCA

* Retirar o convite no local, a bilheteria abrirá uma hora antes da apresentação.

VIÉS: é uma representação de sensações. Relaciona questões da criação artísticas através de caminhos físicos e emocionais: Rotas, atalhos, melancolia, angústia,...A coreografia permite expressar a dúvida e a reflexão por meio de movimentos, trechos da literatura, falas dos próprios atores e dizeres colhidos do cotidiano de transeuntes. A construção dramática (em doze quadros que são encadeados a partir do conceito viés) é apresentada como reinvenção do movimento, como rompimento da imparcialidade.




Data: 14.06.12 (Quinta) 
Espetáculo: Antes Solo do que Malacompanhado 
Grupo: CIA CIRCUNSTÂNCIA (Belo Horizonte - MG)
Local: CAMPUS UEM (EM FRENTE A BIBLIOTECA)
INGRESSOS: ENTRADA FRANCA

* EM CASO DE CHUVA SERÁ REALIZADO NA OFICINA DE TEATRO UEM 

* Retirar o convite no local, a bilheteria abrirá uma hora antes da apresentação.


Antes Solo do que Malacompanhado: Apresentando números que envolvem malabarismo, acrobacias, mágica, equilibrismo, em meio a improvisações o palhaço vai criando uma relação de cumplicidade com sua platéia. Alegria Também vem se desafiando a cada apresentação, improvisando e decidindo o que vai fazer no calor da cena.Esta prontidão para o jogo tanto do artista como do público é o combustível essencial neste jogo fascinante que é uma roda de palhaço.Uma característica marcante deste espetáculo é que predominam números com participação de crianças e do público adulto também. De forma voluntária e descontraída acabam se tornando atrações mais que especiais.

Data: 15.06.12 (Sexta) 
Espetáculo: A Pereira da Tia Miséria 
Grupo: Núcleo Ás de Paus (Londrina-PR)
Local: TEATRO BARRACÃO
Horário: 21:00 horas
INGRESSOS: ENTRADA FRANCA


* Retirar o convite no local, a bilheteria abrirá uma hora antes da apresentação.






A Pereira da Tia Miséria: A Fome personificou-se em uma criança nascida da Miséria que todas as pessoas temem, separou-se de sua mãe e, desde então, percorre o mundo, trazendo o sofrimento a todos. O ser humano, naturalmente, conhece a Fome, porém é sempre preferível saciá-la e não pensar no que pode acontecer se ela chegar a seu ponto extremo. A Morte tão temida por todos, é naturalmente necessária para um mundo em que novas possibilidades não param de nascer. Tia Miséria, no dia em que deveria morrer, engana a Morte, que acaba ficando presa em sua árvore e, em um acordo feito diante do olhar de todos, decide viver, ingenuamente procurando pelo seu filho para, só então, deixarem este lugar que nunca os quis.” - Esta é a sinopse do primeiro espetáculo do Núcleo Ás de Paus que, desde sua estréia tem percorrido diversos estados brasileiros.

Data: 15.06.12 (Sexta) 
Espetáculo: Agora e na hora de nossa hora 
Grupo: EDUARDO OKAMOTO (Campinas - SP)
Local: OFICINA DE TEATRO DA UEM 
Horário: 23:00 horas
INGRESSOS: R$ 10,00 (Inteira) - R$ 5,00 (Meia entrada)

* Retirar o convite no local, a bilheteria abrirá uma hora antes da apresentação.

 
Agora e na hora de nossa hora:  Conta a história de Pedrinha, um sobrevivente da Chacina da Candelária que assiste ao assassinato de oito meninos em situação de rua. O espetáculo não é um documentário e conta com outra inspiração, como Macário, conto do mexicano Juan Rulfo. Na montagem, o protagonista está junto de um bueiro esperando os ratos saírem. Para ele, o barulho dos ratos não deixou os policiais dormirem e por isso a matança. Ao ouvirem os tiros, todos os meninos saíram correndo, menos ele que ficou quieto e escondido.
Data: 16.06.12 (Sábado) 
Espetáculo: Relicários  
Grupo: FERNANDO STRÁTICO (Londrina - PR)
Local: TEATRO BARRACÃO 
Horário: 21:00 horas
INGRESSOS: R$ 10,00 (Inteira) - R$ 5,00 (Meia entrada)


* Retirar o convite no local, a bilheteria abrirá uma hora antes da apresentação.

Relicários: O resultado apresenta um trabalho centrado na dramaturgia corporal e vocal, e na relação íntima com o público, que, ao contrário de apenas contemplar o espetáculo, vê-se inserido na encenação. A música e a sonoplastia foram, em grande parte, criadas pelo grupo e são elementos marcantes do espetáculo. O entrelaçamento de cenas, personagens e tramas se descortina ao ritmo e melodia de paisagens sonoras que evocam a atmosfera do lugar. O cenário foi construído com objetos antigos, formando uma espécie de instalação que convida o público a desvendar e explorar o universo e presenças sutis de personagens e também de pessoas reais.
 

segunda-feira, 28 de maio de 2012

ATIVIDADES DE NOSSA ESCOLA

                                           ARTES
                                                        FONOAUDIOLOGIA

                                                  FISIOTERAPIA




                                  CULINÁRIA EDUCATIVA
                                 ANIVERSÁRIO DO PAULO
                                         TURMA EJA E ALFA-BETO
                                        CAPOEIRA

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Proposta de Trabalho Fonoaudiológico Escola Especial Tânia Regina 2012.


KAREN
Proposta de Trabalho
Fonoaudiológico
 Escola Especial Tânia Regina 2012.

 Introdução:

A comunicação é um processo de transferência de uma mensagem de um emissor para um receptor, no entanto, podemos nos comunicar de diferentes formas, como por exemplo: Pela linguagem falada, por gestos, expressões corporais ou faciais. Quando desejamos passar uma mensagem à um outro indivíduo de forma consciente, esta mensagem deverá ser formulada, sendo que muitas vezes as pessoas que tem algum tipo de comprometimento intelectual ou motor encontram certa dificuldade neste aspecto. Sendo assim, apontando tal dificuldade, este projeto de trabalho tem por finalidade visar a atuação fonoaudiológica na Escola Especial Tânia Regina, dando prioridade a comunicação de forma geral, tendo em vista as limitações de cada paciente.

 Justificativa:

            O Serviço de Fonoaudiologia tem como proposta de trabalho, trabalhar os aspectos da comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição. Sendo assim, serão realizadas atividades lúdicas e reais que visam desenvolver conceitos como a comunicação de uma maneira geral, o bom relacionamento interpessoal e a memória de curto prazo, tendo também a necessidade dos alunos em aperfeiçoarem-se neste aspecto.

 Objetivos gerais:

 Estimular a comunicação, assim como os aspectos nela envolvidos visando a interação social e proporcionando melhor qualidade de vida aos alunos da Escola Especial Tânia Regina.
 
 Objetivos específicos

à Estimular a linguagem oral e escrita;
à Estimular a comunicação por meio de gestos;
à Estimular o relacionamento interpessoal;
            à Estimular a memória de curto prazo;
            à Trabalhar os aspectos vocais;
            àTrabalhar os aspectos da função orofacial;
            à Estimulação das funções de deglutição

 Metodologia:

            Este projeto de trabalho terá início no dia 01 de fevereiro de 2012, no horário das 13:30 às 17:30hrs, tendo duração de 4 horas de atendimento, sendo parte do tempo reservada a orientações da equipe pedagógica e atendimento aos pais quando necessário.
 
Estratégias:

            Trabalharemos com os alunos por meio de atividades lúdicas e reais, sempre estimulando a participação de todos, para que os mesmos alcancem os objetivos propostos dentro de suas limitações pessoais. 

Ø  Serviço de Assessoria Fonoaudiológica

Na escola este serviço tem como finalidade as seguintes modalidades:

1.      Atendimento Educacional Especializado:
2.      Anamnese: entrevista com família e/ou responsáveis pelos educandos, com o objetivo de investigar e conhecer aspectos do desenvolvimento do sujeito e seu contexto familiar e social, que possam agregar elementos às estratégias de intervenção Fonoaudiológica.
3. Avaliação Inicial: realizada, com o objetivo de estimar e investigar o nível de desenvolvimento do sujeito nos mais diversos aspectos, sendo este instrumento fundamental para posteriores encaminhamentos.
4. Intervenção Individual: com base nos dados obtidos na avaliação, a fonoaudióloga procura elaborar o planejamento terapêutico a ser desenvolvido sistematicamente com o educando, a fim de prevenir, atenuar, habilitar e/ou reabilitar quanto aos distúrbios fonoaudiológicos encontrados tendo um caráter educacional e reabilitatório.
 5. Intervenção em Grupo: atuação nas salas de aula, com todos os educandos daquele grupo, com objetivo de trabalhar os aspectos fonoaudiológicos pertinentes às necessidades destes
através de jogos, vivências e atividades extras que podem ou não, serem elaboradas com base nos temas desenvolvidos e planejados pelos professores.
6. Atuação com Comunicação Alternativa: atendimentos individuais e/ou em grupo (semanais), desenvolvidos a partir da necessidade destes, fazendo uso das figuras impressas  ou trabalhado diretamente no computador.
7. Atuação no Refeitório: em relação aos educandos que necessitam de cuidados especiais quanto ao seu cardápio diário, o Serviço de Fonoaudiologia atuará em parceria com profissionais da cozinha, da Fisioterapia e Professores. Esta intervenção é importante por considerar-se à alimentação um fator relacionado à qualidade de vida, diretamente ligado às funções de mastigação e deglutição, aspectos esses inerentes à ação fonoaudiológica.
 8. Orientações Técnicas: serão realizadas orientações conforme a necessidade de cada educando, aos professores, equipe técnica, profissionais da escola e aos pais dos educandos matriculados nessa instituição, com relação aos aspectos fonoaudiológicos, e fornecer encaminhamentos conforme necessário.
9.  Capacitações: desenvolver ações que contribuam para a capacitação dos profissionais da escola.
 10.  Atendimento Técnico Especializado: tem como proposta o atendimento reabilitatório específico aos educandos matriculados na escola, em sistema de sessões.
  11. Fonoaudilogia e Fisioterapia: busca através da parceria com o serviço de Fisioterapia promover aos educandos um programa de atividades, com base no método da Educação Condutiva, no qual incorpora todos os níveis de aprendizado: físico, motor, emocional, de linguagem e intelectual, em uma aprendizagem integral. No entanto, esta parceria procura desenvolver nos educandos além funcionalidade motora ativa e sua máxima independência,
questões relativas à iniciativa de comunicação e o desenvolvimento da linguagem compreensiva e expressiva, através da utilização do ritmo e da música.

Serviço de Assessoria Fonoaudiológica

            A assessoria dirige-se a equipe pedagógica da escola e aos pais que fazem parte deste contexto e são organizadas por diversos meios: palestras, avaliações fonoaudiológica e  atendimento aos pais.
            As palestras são direcionadas à capacitação e orientação, com temas de interesse da equipe e esclarecimentos sobre patologias fonoaudiológicas observadas na triagem ou avaliação.     As avaliações audiológica e fonoaudiológica são também foco do trabalho com solicitação, análise dos exames já solicitados pela escola e orientação à escola e aos pais da saúde auditiva dos alunos.
            Com relação aos pais, incluímos palestras com temas que destaquem a importância da parceria escola x família no processo de aprendizagem, o papel que o ambiente familiar tem na estruturação da linguagem e diversos outros temas que podem ser úteis para o  desenvolvimento dos alunos e suas famílias.
            É importante ressaltar que o trabalho de assessoria não visa somente temas relacionados aos alunos, mas também do cuidado com a saúde do professor, sua higiene vocal, noções profiláticas e também noções sobre as patologias da voz, colocando o profissional em lugar de destaque no seu ambiente de trabalho, objetivando a saúde, pois essa também é importante para a equipe.
Nesta proposta de trabalho serão realizadas:
 Palestras direcionadas a equipe pedagógica
      Palestras direcionadas ao pais e responsáveis
      Programa de orientação da saúde auditiva
      Programa de atendimento aos pais e responsáveis em horários marcados .



OBJETIVOS DE NOSSO TRABALHO


Ø     

escola especial
tania regina



Pré -.Alfabetizadas 

O atendimento será direcionado aos educandos que estão passando pelo processo de pré-aquisição da leitura e escrita, o qual manifesta-se por fases, e tem início a partir da formação abstrata de conceitos, até a aquisição da linguagem escrita. No Pré - Alfa o trabalho oferecido terá um olhar minucioso sobre o processo de construção abstrata de conceitos, traçando metas e estratégias que solidifiquem aquilo que ainda está em fase conceitual, transformando em real e assim desenvolvendo-se de uma forma processual. Cabe ressaltar que o trabalho pautado na zona de desenvolvimento proximal não se fecha, mas sim se impulsiona a cada passo.
Também respeitando o processo de desenvolvimento e aprendizagem dos educandos, esta modalidade prevê o atendimento em dois blocos de ação, com currículo diferenciado, segundo a faixa etária, sendo um de 7 à 12 anos e outro de 12 à 16 anos.

Ø         Alfa

Nesta modalidade de atendimento o objetivo é aprimoramento do desenvolvimento conceitual que vem sendo trabalhado desde a Educação Infantil, sendo mais sistematizado no Pré – Alfa e aprofundado no presente atendimento. A continuidade desse processo de alfabetização de uma forma mais aplicada e sistematizada vai garantir aos que, por esta etapa passarem, adquirirem o ritmo necessário para as posteriores modalidades de trabalho, sendo elas oferecidas pela própria escola.
Nesta fase surgirão os indícios dos possíveis encaminhamentos para o Núcleo de Desenvolvimento e Educação de Jovens e Adultos pois, além de trabalhar com a alfabetização o módulo irá proporcionar o contato inicial com informações ligadas ao mundo do trabalho.

 Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Tem por objetivo desempenhar estratégias ligadas ao mundo do trabalho, procurando construir nos educandos valores e hábitos pertinentes a esta cultura.
Oferece também outras modalidades de atendimento a educandos que, no momento, não estão preparados para executar ações relacionadas à educação e trabalho, porém necessitam de intervenções que venham ao encontro de sua realidade e que, possibilitem um desenvolvimento pautado no crescimento pessoal e de grupo, respeitando a individualidade e ao mesmo tempo a coletividade.
Este, atende adolescentes e adultos.

Ø    Atividades Laborativas Ocupacionais :

            O trabalho educacional visa ações relativas à elaboração e ampliação de conceitos, organização do pensamento e serviços de “assistência conduzida” nas áreas de psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia, tendo em vista as vivências e contato social com o intuito de alcançar a melhoria da qualidade de vida dos educandos.
O processo terapêutico deverá ser aplicado de maneira alternativa, simultaneamente às atividades educacionais incluindo-se encaminhamentos, adaptações e inovações em relação ao esporte, artes, lazer e outras necessidades a serem supridas ou mesmo oportunizadas.

Dentro da proposta desta modalidade, há possibilidade de educandos receberem atendimento integral, caracterizando desta forma o Atendimento Dia.

Ø  Grupos de Trabalho :

Será introduzida as questão do trabalho com a diversidade, a riqueza das interações sociais e vivências particulares a cada educando.
No entanto, por meio deste, busca-se a autonomia, ampliação da auto-estima e maior independência nas atividades de vida diária e a própria inclusão social, proporcionando atividades relacionadas à alfabetização, habilidades manuais, vivências e artes.
Os educandos integrantes desta poderão ser encaminhados para outras modalidades deste núcleo, ou mesmo para a comunidade.

Ø    Grupo de Convivência :

Esta modalidade procura desenvolver um trabalho diversificado e alternativo, que seja vital e útil aos educandos, de maneira divertida, criativa e motivadora. Prioriza-se que a aprendizagem seja significativa e agradável, considerando que alguns educandos com perfil para esta modalidade freqüentam a instituição há longo tempo ou apresentam característica compatíveis entre si numa faixa etária mais avançada com outros interesses e perspectivas em relação aos espaços educacionais.
Nesse sentido, será levado em conta as características do grupo para delimitar um currículo flexível que possa ser abrangente em relação à demanda de interesses e preferências estabelecidas entre educandos e educador no dia-a-dia da escola.

A intenção é promover situações reais que contextualizem a aprendizagem de conhecimentos com aplicação mais imediata para suas vidas em direção a ação para resolução de problemas e para a promoção de novas competências que favoreçam e ampliem o convivo social, o auto-conhecimento e a auto-estima, aspectos importantes para melhoria da qualidade de vida e inclusão social.
                                          
 Educação Profissional

Entendendo a necessidade de promover o acesso dos educandos no mercado de trabalho e levando-se em consideração que o mundo vem
passando por mudanças constantes e rápidas e, que consequentemente, os desafios são maiores a cada dia, entende-se que o preparo dos profissionais deverá estar voltado para o desenvolvimento de competências que promovam a empregabilidade.
Com esse objetivo a educação profissional através de ações específicas e temas pertinentes, busca à apropriação, qualificação e construção de hábitos e posturas necessárias para o ingresso dos educandos ao mundo de trabalho.
Os desafios são maiores a cada dia, no entanto o preparo do profissional deverá estar cada vez mais voltado para o desenvolvimento de competências que promovam a empregabilidade. Estas habilidades devem ser aplicadas de forma a agregar valores às empresas, superando os desafios e competitividade existentes atualmente, ponderando que, mais importante que ter um emprego nos dias atuais, é a capacidade de se manter empregável.

O programa utilizar-se-á de modalidades que possibilitem uma adequação de propostas baseadas na política vigente de educação e
trabalho, procurando ofertar um atendimento mais amplo possível e que dê conta das várias características que envolvem a educação e trabalho.

Ø    Iniciação para o Trabalho

A oferta de atividades nessa modalidade tem por intuito a apresentação sistematizada de aspectos que permeiam o mundo do trabalho, procurando esgotar através de vivências o máximo de contato do educando com este sistema.
Torna-se necessária à utilização de elementos que venham agregar conhecimento para a formação do sujeito que por esta modalidade passar. Nesse sentido o desenrolar do proposto dar-se-á através de práticas, orientações e vivências. 
A utilização de estágios será de grande valia para a constituição de hábitos necessários para que o sujeito adquira através da prática, experiência profissional e habilidade no convívio social, bem como a participação em cursos de formação que venham fomentar o currículo dos educandos, podendo estes ocorrer dentro ou fora de nossa instituição, por intermédio de agências de formação e captação de recursos humanos.
Também serão trabalhados aspectos ligados à alfabetização, procurando utilizar elementos da educação de jovens e adultos, objetivando um desenvolvimento harmonioso entre o ato de executar e o ato de refletir, levando em conta as potencialidades, aptidões e realidades dos educandos.
Com esta proposta, buscaremos alcançar o crescimento e maturação do sujeito, tornando-o um profissional preparado para atuar com sucesso na sociedade em todos os aspectos, bem como proporcionar uma visão diferenciada em relação à cultura do trabalho dentro e fora da escola.